"(...) com você estabelecerei a minha aliança(...) - Gênesis 6.18
Deus é sempre quem soberanamente e graciosamente "estabelece" a sua aliança conosco.
Deus fez diversas alianças em diferentes épocas da história. Depois que Adão pecou e toda humanidade nele, Deus prometeu enviar um Redentor, o descendente da mulher.
A Confissão de fé Batista de 1688 afirma que "Tendo o homem trazido sobre si a maldição da lei, por causa da queda no pecado, o Senhor teve por bem estabelecer o PACTO DE GRAÇA (...) Este pacto está revelado no Evangelho: primeiramente, na promessa feita a Adão, de salvação pelo descendente da mulher; depois, -por etapas sucessivas-, até que sua plena revelação foi manifestada no Novo Testamento".
Observe que a "confissão" fala da promessa inicial de Gênesis 3.15 e das "etapas sucessivas".
Pois bem, dentro desse período chamado de "etapas sucessivas" houveram várias alianças: a aliança de Deus com Noé, Abraão, com o povo de Israel no tempo de Moisés e com Davi até chegar na "nova aliança".
Embora distintas, há um elemento comum que une todos elas, a unidade temática :A promessa de que Deus enviaria um Redentor, ele redimiria um povo para si; "Ele será seu Deus e eles serão o seu povo" (Gn 17.7-8; Ex 6.6-7; 2 Sm 7.14; Jr 31.33; AP 21.3).
No versículo escolhido Deus está fazendo uma aliança com Noé, Deus assegura a preservação da criação para o cumprimento da promessa. Se Deus destrói a terra completamente com água, a promessa não se cumpriria e Deus não teria um povo. Mas Deus decidiu preservar a criação para redimir do mundo o seu povo, o povo que seria Dele e do qual Ele seria seu Deus. E ele cumpriu a sua promessa na história, na nova aliança, o Redentor aparece em cena e leva a cabo a redenção, Ele cumpre a promessa. Cristo compra para si um povo "seu", e agora Deus é nosso Deus e nos somos o seu povo (Sugel Michelen).
Você já se deu conta de que Deus fez uma aliança com você em Cristo? Você a conhece? Sabe quais são seus termos? Você deseja conhece-lá?
Aldair Ramos Rios
Você já viu propagandas que prometem “Ofertas grátis!”? Às vezes nós recebemos propagandas pelo correio que anunciam: “Grátis!” Essas coisas são realmente grátis? Freqüentemente você consegue um item grátis unicamente se primeiro adquirir outra coisa, ou precisa pagar o “frete” . Talvez você já tenha visto coisas em frente de jardim com uma placa presa a eles onde se lê: “Grátis”. São coisas que os donos não precisam ou não querem mais. 1 Se você visse uma propaganda que dissesse “Roupas Grátis!” ou “Brinquedos Grátis!”, o que você pensaria? Você imaginaria que essas roupas ou brinquedos eram usados? Presumiria que eram feios? Se soubesse, contudo, que eles eram bonitos, novinhos em folha, coisas de valor, você correria para conseguir algum, ou você ainda ficaria pensando qual era o truque? Em nossa sociedade poucas coisas são grátis. Nós temos que comprar comida, roupas, material escolar, provisões para a casa...
Comentários
Postar um comentário