Pular para o conteúdo principal

SEIS ÓTIMAS RAZÕES PARA SE ESTUDAR DOUTRINA


Tim Challies



Eu amo doutrina. Doutrina é simplesmente o ensinamento de Deus ou o ensinamento sobre Deus – o corpo de conhecimento que ele revelou a nós por meio da Bíblia. 



Acho que sou um daqueles nerds que amam aprender uma palavra e a grande ideia por trás dela. Mas espero não amar a doutrina pela doutrina. Pelo contrário, luto para ser uma pessoa que ama a doutrina por amor a Deus.



Hoje, quero dar a você seis bons motivos para se estudar doutrina.

 

Doutrina nos leva ao amor



Doutrina nos guia ao amor – amor a Deus que, então, transborda para os outros.  1 João 4.8 deixa claro: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”. Conhecer Deus é conhecer o amor. Conhecer Deus é equipar-se com o ato de amar. 



O seu amor por Deus é limitado pelo conhecimento que você tem dele, então, você só pode amá-lo se você o conhecer. Quanto mais profundo o seu conhecimento for, assim será o seu amor. 



Essa é a razão pela qual estudar doutrina não pode ser simplesmente buscar fatos secos, mas fatos que nos levem ao conhecimento vivo de Deus e a aumentar o nosso amor por Deus. Quando você conhece doutrina, você se prepara para viver da forma que melhor expresse amor por ele e pelos outros.

 

Doutrina nos leva à humilhação



Segundo, doutrina nos leva à humilhação. Há pouco tempo, eu vi no YouTube um vídeo de um homem que quebrou o recorde mundial de levantamento de peso, erguendo, inacreditavelmente, 460 kg. Sei que se eu tentasse levantar uma fração disso, eu teria uma hérnia de disco e ficaria de cama por um mês. 



A distância entre aquele homem e eu faz com que eu encare minha fraqueza. E isso é apenas um vislumbre do que acontece quando Deus se revela a você. Você enxerga a infinita distância entre o poder dele e a sua fraqueza, entre a santidade dele e o seu pecado, entre a imutabilidade dele e a sua inconstância. 



E, quando você consegue ver isso, então você é humilhado. Você não pode ver Deus e se orgulhar. Você não pode conhecer Deus e ser arrogante. Quando você vê Deus como ele realmente é, você deve se humilhar ante sua magnitude e se humilhar pela sua incapacidade de compreendê-lo por completo. Quanto mais você conhece de Deus, maior deve ser sua humildade.



Doutrina nos leva à obediência

 

Terceiro, doutrina nos leva à obediência. Eis o que quero dizer: assim como você só pode amar a Deus se você o conhecer, você só pode obedecer a Deus se você conhecer a Deus. 



Quanto mais você conhecê-lo profundamente, mais será capaz de obedecê-lo. Lembrem-se, no Antigo Testamento, quantas vezes Deus lembrou os israelitas quem ele é e, com base nisso, exigiu a obediência deles. Ele faz isso repetidamente: “aqui está quem eu sou, aqui está o que fiz, portanto, vocês me devem obediência”. 



E lembrem-se do Novo Testamento, o qual, constantemente, aponta para Jesus Cristo e nos chama à conformidade a ele. O que você aprendeu, por meio da Palavra, sobre Deus e o que você aprendeu sobre você mesmo leva você a viver para honrá-lo. 



Mais uma vez, teologia não é uma perseguição fria dos fatos, mas uma perseguição quente do Deus vivo, a qual dura por toda a vida.

 

Doutrina nos leva à unidade



Quarto, doutrina nos leva à unidade. Certa vez fui a uma igreja cujo pastor usava aquela velha frase: “a doutrina divide”. Ele disse que o meio para se ter união é manter o nível de doutrina baixo, pois ele estava convencido que o conhecimento traria arrogância e divisão. 



Ele estava fatalmente errado, e aquela igreja se estilhaçou por falta de unidade – a qual floresceu diretamente da falta de doutrina. Igrejas estão unidas pelas crenças que compartilham. Claro que haverá discordâncias em questões menores, mas quanto mais partilhada for a crença no que é essencial e quanto maior a ênfase no que é essencial, maior será o grau de unidade. 



Em Efésios 4, Paulo fala sobre como Deus dá líderes para as igrejas “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro”. 



Ele estabelece uma clara conexão entre doutrina ou crescimento espiritual e a unidade entre os crentes.

Doutrina nos leva a adoração

 

Quinto, doutrina nos leva à adoração. O fim da doutrina é maravilhar você com o puro poder e magnitude de Deus. Ela o espanta com a absoluta pecaminosidade da raça humana. 



Ela o deixa perplexo com a sua insignificância ante a Deus e com a sua significância no plano redentivo. Ela o move com a inacreditável misericórdia de Deus expressa em seu Filho enviado para morrer por você. Quanto mais você conhecer a Deus, mais poderá adorá-lo e mais desejará fazê-lo. 



O que você aprende de Deus deve sempre motivar a sua adoração. E, de novo, quanto mais você conhece a Deus, mais fervoroso será o seu coração por trás da adoração, e mais profunda será a expressão de sua adoração. 



É no final de sua longa reflexão teológica sobre Deus que Paulo diz: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” (Romanos 11.33). O conhecimento dele sobre Deus o levou diretamente a adorar a Deus.

Doutrina nos leva à segurança

 

Por fim, doutrina nos leva à segurança. Ela protege a igreja. Em Tito 1, Paulo diz que um presbítero deve ser “apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha o poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem”.  



Quando você conhece doutrina, você está habilitado a repreender aqueles que se afastam dela, e você tem a responsabilidade de fazê-lo. Quando você conhece a doutrina, você poderá defender a sua igreja daqueles irão tentar atacá-la. 



Uma igreja que pouco liga para a doutrina e uma igreja sem pessoas que conhecem e amam a doutrina é uma igreja que será, necessariamente, destruída por todos os ventos de doutrina.



Assim, você tem seis razões para valorizar a doutrina, para estuda-la e conhecê-la.


______________________________________________________
Traduzido por Victor Bimbato | Reforma21.org | Original aqui
Fonte: http://reforma21.org/artigos/seis-otimas-razoes-para-se-estudar-doutrina.html 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRÁTIS

  Você já viu propagandas que prometem “Ofertas grátis!”? Às vezes nós recebemos propagandas pelo correio que anunciam: “Grátis!” Essas coisas são realmente grátis? Freqüentemente você consegue um item grátis unicamente se primeiro adquirir outra coisa, ou precisa pagar o “frete” . Talvez você já tenha visto coisas em frente de jardim com uma placa presa a eles onde se lê: “Grátis”. São coisas que os donos não precisam ou não querem mais. 1   Se você visse uma propaganda que dissesse “Roupas Grátis!” ou “Brinquedos Grátis!”, o que você pensaria? Você imaginaria que essas roupas ou brinquedos eram usados? Presumiria que eram feios? Se soubesse, contudo, que eles eram bonitos, novinhos em folha, coisas de valor, você correria para conseguir algum, ou você ainda ficaria pensando qual era o truque?   Em nossa sociedade poucas coisas são grátis. Nós temos que comprar comida, roupas, material escolar, provisões para a casa...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

O homem não pode salvar-se a si mesmo

 A Bíblia é categórica em afirmar que todos pecaram. 1 Não há justo nenhum sequer. 2 O homem em seu estado natural está cego. 3 perdido. 4 e morto. 5 Ele está escravizado pela carne, pelo mundo e pelo diabo. 6 O homem é concebido em pecado. 7 e não tem poder para livrar-se dele por si mesmo. 8 O pecado atingiu todo o seu ser: mente, corpo e espírito. A não ser que Deus o salve, ele perecerá eternamente. 1 Rm 3:23; 2 Rm 3:10; 3 2 Co 4:4; 4 Lc 19:10; 5 Ef 2:1; 6 Ef 2:2,3; 7 Sl 51:5; 8 Jo 8:34. Fonte:http://hernandesdiaslopes.com.br/2005/10/a-soberania-de-deus-na-salvacao/