Pular para o conteúdo principal

A REDENÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA

 

GÊNESIS 37: 23-28; 50:15-21

INTRODUÇÃO

As experiências vividas em nossos lares exercem um ainfluência poderosa em nossa vida. A razão principal é que o mundo de uma criança é o seu lar.
Todos nós guardamos impressões fortíssimas deste tempo.
Isto deveria nos levar a olhar com mais misericórdia para nossa vida.
Porém, jamais deveríamos ser escravos da nossa história.
Todos nós estamos diante de dois caminhos: o primeiro, é o de nos tornarmos escravos da nossa história, o segundo, é redimirmos nossa história.
Sua história pode ser redimida, ou reprocessada pela graça de Deus.
A história de José vem em nosso socorro, pois sua vida é um exemplo notável de quem soube redimir seu passado familiar.
O que é necessário para que saibamos redimir nossa história?

>O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE SAIBAMOS REDIMIR NOSSA HISTÓRIA.

1. PRECISAMOS SABER QUE A GRAÇA ELETIVA DE DEUS NÃO NOS IMPEDE DE PASSARMOS POR RELACIONAMENTOS FAMILIARES DIFÍCEIS.

Deus na sua soberania tem permitido que muitos dos seus amados sejam duramente provados dentro de seus próprios lares.
Parece que em alguns casos Deus tem decidido forjar o caráter dos eus filhos à partir de experiências vividas entre os seus mais íntimos.
E, realmente, a famíla que foi concebida por Deus para suprir nossa demanda relacional pode se transformar em fonte de grande dor.
Primeiro, podemos ser privados do convívo com nossos progenitores (Gn 35:16-20).
Segundo, por nossos familiares podemos ser despidos (37:23). Nossas fraquezas podem não ser tratadas com a devida discrição.
Terceiro, é fato na vida de muitos que a experiência familiar representou para muitos dos mais estimados servos de Deus a entrada num poço bastante profundo (37:24). Este poço pode se chamar auto-estima baixa, depressão, medo, amargura etc.


Quarto, muitos experimentaram a sensação da vida ter sido barateada (37:28). Formas de tratamento, ausência de afeto, abandono do lar são sinais para muitos que suas vidas não valem nada.
Quinto, outros tantos viveram a experiência de ser banido para uma terra distante (37:28). Experiências familiares ruins podem nos levar para verdadeiros exílios, onde ficamos longe de pessoas que nos são importantes, de lugares que amamos, aprender a falar uma língua que não conhecemos e assimilar costumes que não são nossos.
As causas disto tudo são claras: ódio (v.4), falar sem amor (v.4), ciúme (v. 11), inveja (v. 4) e falta de sabedoria dos pais (v.4).
José se viu diante de duas opções: morrer de ódio ou não desistir de viver para glória de Deus a fim de que os sonhos deste se cumprissem em sua vida. José fez a última opção.

2. PRECISAMOS NÃO PERMITIR QUE NOSSO DESTINO SEJA REFÉM DO NOSSO PASSADO.

Algo que se destaca na vida de José é a absoluta autonomia dele em face das experiências familiares amargas. Isto porque a palavra de Deus diz que José ao longo de todo a sua existência sempre soube dar sinais extraordinários de vida.
Primeiro, José sempre trabalhou (39:3,22)
Segundo, José não permitiu que o pecado entrasse em sua vida (Cap. 39).
Terceiro, José em nenhum momento rompeu com Deus (39:9).
Quarto, José não deixou de amar (40:7).
Quinto, sempre manifestou um grande senso de oportunidade (41:14).
Sexto, estabeleceu uma família (41:45, 51).
Sétimo, jamais se julgou um amaldiçoado (41:51-52).


3. PRECISAMOS COM BASE NA FÉ NA SOBERANIA DE DEUS REDIMIR NOSSA HISTÓRIA.

Nós vimos que o texto bíblico termina de maneira belíssima, um José sem ressentimento, vitorioso e com a relação familiar restaurada. O que foi fundamental para que isto acontecesse?
Primeiro, que José compreendesse que os que pecam contra nós são vítimas dos seus próprios pecados (42:21-24).
Segundo, foi fundamental; que José identificasse uma plano eterno se cumprindo em toda a história de sua vida (45:5, 7, 8).
Terceiro, foi fundamental que Jose’compreendesse que Deus é poderoso para reprocessar nosso passado (50:20).
Quarto, foi fundamental que José buscasse reconciliação (45:14-15).
Quinto, foi de fundamental importância que José vencesse o mal com o bem (50:17,21).

4. PRECISAMOS SABER QUE O QUE DEUS DECRETOU NA SUA SOBERANIA HAVERÁ DE REALIZAR PELA SUA PROVIDÊNCIA.

Três versículos são fundamentais para que compreendamos a história toda (39: 2, 21 e 23).
Veja a leitura que o Novo Testamento faz da vida de José (At 7:9).

CONCLUSÃO

Este texto mostra que não precisamos ser deterministas quanto ao nosso passado. Através de uma mudança na nossa teologia podemos ser livres de tudo aquilo que nosso passado quis determinar para o nosso futuro.

Fonte: http://www.palavraplena.com.br/textos/sermoes/70-a-soberania-de-deus-na-historia-individual-dos-eleitos.html?showall=1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRÁTIS

  Você já viu propagandas que prometem “Ofertas grátis!”? Às vezes nós recebemos propagandas pelo correio que anunciam: “Grátis!” Essas coisas são realmente grátis? Freqüentemente você consegue um item grátis unicamente se primeiro adquirir outra coisa, ou precisa pagar o “frete” . Talvez você já tenha visto coisas em frente de jardim com uma placa presa a eles onde se lê: “Grátis”. São coisas que os donos não precisam ou não querem mais. 1   Se você visse uma propaganda que dissesse “Roupas Grátis!” ou “Brinquedos Grátis!”, o que você pensaria? Você imaginaria que essas roupas ou brinquedos eram usados? Presumiria que eram feios? Se soubesse, contudo, que eles eram bonitos, novinhos em folha, coisas de valor, você correria para conseguir algum, ou você ainda ficaria pensando qual era o truque?   Em nossa sociedade poucas coisas são grátis. Nós temos que comprar comida, roupas, material escolar, provisões para a casa...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

O homem não pode salvar-se a si mesmo

 A Bíblia é categórica em afirmar que todos pecaram. 1 Não há justo nenhum sequer. 2 O homem em seu estado natural está cego. 3 perdido. 4 e morto. 5 Ele está escravizado pela carne, pelo mundo e pelo diabo. 6 O homem é concebido em pecado. 7 e não tem poder para livrar-se dele por si mesmo. 8 O pecado atingiu todo o seu ser: mente, corpo e espírito. A não ser que Deus o salve, ele perecerá eternamente. 1 Rm 3:23; 2 Rm 3:10; 3 2 Co 4:4; 4 Lc 19:10; 5 Ef 2:1; 6 Ef 2:2,3; 7 Sl 51:5; 8 Jo 8:34. Fonte:http://hernandesdiaslopes.com.br/2005/10/a-soberania-de-deus-na-salvacao/