O nome “Batistas” passou a ser usado na Inglaterra do século 17 para denominar cristãos que adotaram a prática de batizarem somente sob profissão de fé em Cristo. Estes se viam como parte do movimento protestante maior e acreditavam que praticar o credobatismo, em si, era reformar a igreja, por voltar a praticar o batismo conforme registrado na Bíblia e praticado pelos primeiros cristãos, ainda sob direção apostólica. Seguindo seus passos, nós abraçamos a missão de reformar a igreja em nossa geração, seguindo os mesmos princípios expressos nos cinco “Solas” da Reforma.
O termo batista (ou credobatista)
advém do entendimento de que somente aqueles que, consciente e publicamente, se arrependeram dos seus pecados e confessaram a Jesus Cristo como Senhor e Salvador devem tomar parte da ordenança do Batismo.
Como uma igreja reformada e calvinista, valorizamos todo o corpo doutrinário e eclesiástico resgatado pela Reforma Protestante, em especial os Cinco Solas (Somente a Escritura, Somente Cristo, Somente a Graça, Somente a Fé, Somente a Deus a
Glória) e as Doutrinas da Graça.
Os Batistas Reformados são os Batistas e calvinistas, e normalmente aderem à Confissão de Fé Batista de 1644 ou 1689. Eles podem traçar a sua história através do início da era moderna dos batistas particulares da Inglaterra. Os nomes Batista Particulares, Batista Calvinista e Batista Reformado são essencialmente a mesma coisa.
As Igrejas Batistas Reformadas muitas vezes aderem a primeira ou Segunda Confissão de Fé Batista de Londres (alterada em 1646 e novamente em 1651 e 1689), respectivamente. Essas duas Confissões não são geralmente consideradas exaustivas ou autoridade infalível, mas são resumos da crença da igreja. Os Batistas Reformados direcionam toda a sua doutrina diretamente da Bíblia, que eles vêem como a única autoridade de fé e prática.
A Respeito das Igrejas Batistas Reformadas são distintas em que ambos estão reformados aderindo a teologia definido por João Calvino), bem como batistas (crendo no batismo somente para crentes, e que por imersão). Historicamente, os Cinco pontos do calvinismo foram princípios centrais da fé Reformada, que todas as igrejas reformadas de acordo com Batista, por definição. A Teologia Reformada está empenhada na Teologia do Pacto e/ou Aliança eterna, que é ligada à prática do batismo infantil. Por este motivo, alguns ramos das igrejas Reformadas como a Presbiteriana pergunta se os Batistas Reformados são verdadeiramente reformados.
No entanto, os Batistas reformados afirmam ser claramente e genuinamente reformados, sobre o Pacto da Graça como feito somente com os eleitos. O batismo é visto como um sinal da administração de Nova Aliança - feitas com aqueles que foram regenerados por ter a lei escrita em seus corações, seus pecados perdoados e que a salvação vem ao conhecer o Senhor (Jeremias 31:31-34). Batistas Reformados acreditam que somente aqueles que podem professar esta credibilidade devem ser batizados. Candidatos ao batismo são consideradas credíveis após a congregação e os anciãos examinar cuidadosamente os seus testemunhos e estilos de vida.
Alguns traços comuns de Batistas reformados são:
- A centralidade da Palavra de Deus: A tradicional Escrituras Cristã (Antigo e Novo Testamentos) são consideradas como a "única regra de fé e prática". No entanto, qualquer interpretação da Escritura deve ter sempre uma fundação ortodoxa.
- Credalismo: os Credos antigos (Apóstolo, Nicaene, & Atanásio), Confessions histórico como (Confissão de Fé Batista de 1689]), bem como catecismos (Catecismo Ortodoxo de 1680 e Catecismo de Londres de 1689) são considerados todos os resumos dos ensinamentos da Igreja, mas nenhuma é realizada na mesma posição autoritária como as Escrituras cristãs.
- Princípio regulador do culto: A crença de que "O modo aceitável de adorar o Deus verdadeiro, é instituída por ele mesmo e tão limitado pela sua própria vontade revelada, que ele não pode ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens, ou o sugestões de Satanás, sob qualquer representação visível, ou qualquer outra forma, não prescrito nas Sagradas Escrituras" (a partir do capítulo 22, n º 1 da Confissão de Fé Batista de 1689). Cada elemento da liturgia semanal regular deve ser expressamente ordenado da Escritura. Tudo o que é expressamente ordenado deve ser incluída, o que não é expressamente ordenado deve ser excluída. No entanto, as circunstâncias do culto pode variar de uma igreja para outra (isto é, adoradores se sentar em cadeiras ou de pé, o tempo que o culto é realizado, etc.).
- Teologia do Pacto: Ensina o contraste entre o clássico Reformada Pacto de Obras em Adão e do Pacto da Graça em Cristo (último Adão) - e os eleitos que estão unidos a ele. Esta aliança eterna da Graça é progressivamente revelada através de convênios histórico bíblico.
- Congregacional e Associativa: não é considerada nenhuma autoridade da igreja terrena acima do corpo local de anciãos. No entanto, tradicionalmente associado congregações "com outras pessoas da mesma congregação. Estas Associações ", que pode ser considerado uma espécie de denominações, são formados com base em uma declaração comum doutrinário, geralmente a Segunda Confissão de Londres de 1689. Congregações que ardentemente ensina ao contrário do que é considerado ortodoxo, finalmente, colocar para fora de "associação".
- Eclesiástico: Existem dois escritórios da igreja: o Velho e o diácono. Cada igreja local tem várias pessoas idosas (também conhecido como pluralidade de anciãos). Entre Batista Reformado este órgão local mais velho é tradicionalmente chamado o presbitério (para não ser confundido com a definição Presbiteriana de «presbitério»). O pastor também é considerado um dos mais velhos. O Presbitério em geral está preocupado com o espiritual manter-se da igreja, enquanto o Diaconado está preocupado com os problemas físicos dos membros da igreja e do físico-se de manter a propriedade da igreja.
- Cessacionismo: Os dons de revelação do Espírito Santo (apóstolos, profetas, taumaturgos, línguas-falantes) são considerados por alguns batistas reformados de ter cessado. No entanto, existem alguns batistas, que são auto-confessadamente calvinista, mas que rejeitam cessacionismo.
- Domingo como o sábado cristão: Domingo, geralmente chamado de "Dia do Senhor", é considerado o único Santo Dia do cristianismo. Aos domingos, os batistas reformados acreditam que eles são para descanso de todos os trabalhos "terrenos" e negócios, participar de culto público (chamado de "Reunião Sabbath" ou "reunião" pelos tradicionalistas), e de cerca de boas obras. Apesar das declarações claras em suas confissões, não há total concordância entre os batistas reformados individual sobre a existência ou não de recreação é permitido no sábado, mas isso raramente é debatida e quer parecer muitas vezes é permitido.
- Fontes:
- https://batistasreformados.com/
- http://dicionario.sensagent.com/batista%20reformada/pt-pt/
- https://prmichelaugusto.com.br/?p=789
- https://www.igrejabatistareformada.org.br/diretrizes-da-igreja
- https://spurgeonline.com.br/artigos/o-que-e-um-batista-reformado/
- https://pibbrj.com.br/quem-somos/
- http://www.igrejaredencao.org.br/ibr/index.php?option=com_content&view=article&id=31&Itemid=107
- https://www.reformadasbc.com.br/nossa-hist%C3%B3ria
- https://podcasters.spotify.com/pod/show/chtb/episodes/NOSSA-HERANA-BATISTA-4--Batista-Reformado-ou-Calvinista-e10o3m4
Comentários
Postar um comentário