"Deus estabeleceu UM DIA em que há de JULGAR O MUNDO com JUSTIÇA" (At. 17.31)
Gostemos ou não desse evento, a fé Cristã proclama que haverá o DIA "D", o ÚLTIMO DIA. Nesse dia "Deus convocará todos os SÚDITOS do seu GOVERNO MORAL para um ACERTO DE CONTAS" (A.A.HODGE).
Em Romanos 14.10, 11 e 2 Co 5.1, a palavra do Senhor nos assegura que "todos compareceremos" perante um Tribunal "para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo", e perante esse Tribunal "cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus". DESSE TRIBUNAL, os poderosos não poderão escapar ou subornar o Juiz, Ele julgará o mundo "com JUSTIÇA".
No mesmo texto escolhido, lemos que o Juízo final será realizado "POR MEIO DE UM VARÃO" que o Pai "destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos" (At.17.31). Quem é esse varão que ressuscitou dos mortos? Certamente o Senhor Jesus, ele será o Juiz.
Em Jo 5.22, 27 lemos que o Pai "ao Filho confiou TODO JULGAMENTO (...) E lhe deu autoridade para JULGAR".Não é por acaso que o apóstolo Paulo, escreve que "Todos Nós Compareceremos" perante "O TRIBUNAL DE CRISTO".
Em Mateus 25.31 é afirmado que: "Quando
o Filho do Homem vier na sua majestade e todos os anjos com ele, ENTÃO
SE ASSENTARÁ NO TRONO DE SUA GLÓRIA. Todas as nações serão reunidas em
sua presença, E ELE SEPARARÁ UNS DOS OUTROS, COMO O PASTOR SEPARA AS
OVELHAS DOS CABRITOS".
1. OS ANTIGOS CREDOS
Os antigos credos da Igreja Indivisiva de Cristo ensinam sobre esse "Dia":
"subiu ao céu, está sentado à direita de Deus Pai Todo Poderoso, de onde há de vir PARA JULGAR os vivos e os mortos"(CREDO APOSTÓLICO).
"subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai, e de novo há de vir com glória PARA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS, e seu reino não terá fim" (CREDO NICENO).
2. NOSSA CONFISSÃO DE FÉ
A confissão de fé adotada aqui na LIBER (CFBL 1689) também:
1. Deus determinou um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de Jesus Cristo. A Ele todo poder e todo julgamento foram conferidos pelo Pai. Nesse dia, não somente os anjos apóstatas serão julgados; também as pessoas que viveram sobre a terra, todas comparecerão perante o tribunal de Cristo, e para prestar conta de seus pensamentos, palavras e ações, para receberem segundo o bem ou o mal que tiverem feito por meio do corpo. 2. O propósito de Deus, ao estabelecer esse dia, consiste em manifestar a glória de sua misericórdia, na salvação eterna dos eleitos; e a glória de sua justiça, na punição eterna dos réprobos, que são perversos e desobedientes. Naquele dia os justos irão para a vida eterna na presença do Senhor e receberão como galardão eterno uma plenitude de alegria e glória. Mas os perversos, que não conhecem a Deus e não obedecem ao evangelho de Jesus Cristo, serão lançados aos tormentos eternos e punidos com eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder. 3 Cristo deseja que estejamos bem persuadidos de que haverá um dia de juízo, para que os homens se afastem do pecado, e para que os justos tenham maior consolação em suas adversidades. Ele também deseja que esse dia não seja conhecido dos homens, até que venha, a fim de que eles se despojem de toda confiança carnal e estejam sempre vigilantes, por não saberem a que hora o Senhor virá; e que possam sempre estar preparados para dizer “ Vem, Senhor Jesus, vem sem demora”. Amém.
Em nossa confissão de fé esse capítulo acerca do juízo final é composta de 3 seções.
Na primeira seção, temos as seguintes afirmações:
- Que Deus determinou um dia de Juízo geral.
- Que esse Juízo será exercido pelo Filho.
- Que serão julgados os anjos caídos e seres humanos, tanto bons quanto os maus.
- Que a prestação de contas envolve pensamentos, palavras e ações.
É possível afirmar que essa seção trata do: a) Dia; b) Juiz; c) Sujeitos do juízo; d) matéria de Julgamento.
A segunda seção ensina:
- Que o propósito desse dia, consiste em manifestar: a) sua misericórdia na salvação dos eleitos e b) a glória da sua justiça na condenação dos reprovados.
- Que os justos irão para a vida eterna e serão galardoados.
- Que os reprovados serão lançados no tormento eterno.
A terceira seção, por sua vez, estabelece:
- Que Cristo quer que os homens estejam persuadidos sobre o Juízo, a fim de que: a) se afastem do pecado; b) e para que os justos sejam consolados
- Que o dia do Juízo não foi dado a conhecer, objetivando: a) fazer com que sejamos constantemente vigilantes e que b) estejamos preparados.
O DIA "D"
"porquanto ESTABELECEU UM DIA EM QUE HÁ DE JULGAR O MUNDO com justiça por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos" (At.17.31).
"Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens dela darão conta no DIA DO JUÍZO"(Mt.12.36)
"e os ANJOS os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para O JUÍZO DO GRANDE DIA;" (Jd.6)
O JUIZ
"(...) ao Filho confiou todo julgamentoE lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do homem" (Jo.5.22,27)
SUJEITOS DO JUÍZO
a)ANJOS:
"e os ANJOS os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande dia;" (Jd.6)
b)HOMENS:
"Porque importa que TODOS NÓS compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo". (2Co.5.1)
"Tu, porém, por que julgas a teu irmão? e tu, porque desprezas o teu? pois TODOS COMPARECEREMOS perante tribunal de Deus. Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus". (Rm.14.10,1)
"e TODAS AS NAÇÕES serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda; então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era forasteiro e me hospedastes; estava nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; preso e foste ver-me. Então perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que sempre que o fizeste a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizeste. Então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso, e não te assistimos? Então lhes responderá: Em verdade vos digo que sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos para a vida eterna" (Mt.25.32ss)
MATÉRIA DE JULGAMENTO:
Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que CADA UM RECEBA SEGUNDO O BEM OU O MAL QUE TIVER FEITO POR MEIO DO CORPO. (2Co.5.10)
Porque Deus HÁ DE TRAZER A JUÍZO TODAS AS OBRAS, até as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (Ec.12.14)
Digo-vos que de TODA PALAVRA FRÍVOLA que proferirem os homens dela darão conta no dia do juízo; (Mt.12.36)
Tu, porém, por que julgas a teu irmão? e tu, porque desprezas o teu? pois todos compareceremos perante tribunal de Deus. Assim, pois, CADA UM DE NÓS DARÁ CONTAS DE SI MESMO a Deus. (Rm.14.10,12)
e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda; então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque TIVE FOME E ME DESTES DE COMER; TIVE SEDE E ME DESTES DE BEBER; ERA FORASTEIRO E ME HOSPEDASTES; ESTAVA NU E ME VESTISTES; ENFERMO E ME VISITASTES; PRESO E FOSTE VER-ME. Então perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que sempre que O FIZESTE a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizeste. Então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso, e não te assistimos? Então lhes responderá: Em verdade vos digo que sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos para a vida eterna (Mt.25.32ss)
Conclusão:
Se
é verdadeiro que haverá uma PRESTAÇÃO DE CONTAS de tudo o que fizermos,
A FORMA COMO VIVEMOS NESTE MUNDO PODE NOS INDICAR DE QUAL LADO
ESTAREMOS NAQUELE DIA. Se do lado daqueles que já se arrependeram de
seus pecados, creram em Jesus e hoje vivem em novidade de vida
(confirmando assim o seu chamado e eleição). Ou do lado daqueles que
vivem para satisfazer os desejos pecaminosos do seu coração. Esses
ainda que vistam a capa da religião, são lobos em pele de ovelha.
De que lado, estaremos naquele dia? Do lado dos absolvidos que ouvirão:
"Venham , benditos de meu Pai! venham herdar o reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo" (Mt 25.34).
Ou do lado dos condenados que ouvirão:
"Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos" (Mateus 25:41)?
Que o Hino 37 HCC seja nossa oração constante:
Deus [nos] guarde pelo seu poder, protegidos e amparados, desfrutando os seus cuidados. Deus [nos] guarde pelo seu poder. Pelo seu poder e no seu amor, estaremos juntos com Jesus. Pelo seu poder e no seu amor, viveremos sempre em sua luz.Deus [nos] guarde por seu terno amor.Pela sua mão guiados, no rebanhos bem guardados.Deus [nos] guarde por seu terno amor. Deus [nos] guarde do poder do mal, do perigo dos pecados, de temores infundados. Deus [nos]guarde do poder do mal[...]
Que assim seja,
Aldair Ramos Rios
___________________________________________________
Material citado:
Confissão de Fé Batista de 1689 (CRBB)
Confissão de Fé de Westmister Comentada por A.A. HODGE
___________________________________________________
Material citado:
Confissão de Fé Batista de 1689 (CRBB)
Confissão de Fé de Westmister Comentada por A.A. HODGE
Comentários
Postar um comentário