Pular para o conteúdo principal

O dia "D" prestar contas

"Deus estabeleceu UM DIA em que há de JULGAR O MUNDO com JUSTIÇA" (At. 17.31)
Gostemos ou não desse evento, a fé Cristã proclama que haverá o DIA "D", o ÚLTIMO DIA. Nesse dia "Deus convocará todos os SÚDITOS do seu GOVERNO MORAL para um ACERTO DE CONTAS" (A.A.HODGE).

Em Romanos 14.10, 11 e 2 Co 5.1, a palavra do Senhor nos assegura que "todos compareceremos" perante um Tribunal "para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo", e perante esse Tribunal "cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus". DESSE TRIBUNAL, os poderosos não poderão escapar ou subornar o Juiz, Ele julgará o mundo "com JUSTIÇA".

No mesmo texto escolhido, lemos que o Juízo final será realizado "POR MEIO DE UM VARÃO" que o Pai "destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos" (At.17.31). Quem é esse varão que ressuscitou dos mortos? Certamente o Senhor Jesus, ele será o Juiz.

Em Jo 5.22, 27 lemos que o Pai "ao Filho confiou TODO JULGAMENTO (...) E lhe deu autoridade para JULGAR".Não é por acaso que o apóstolo Paulo, escreve que "Todos Nós Compareceremos" perante "O TRIBUNAL DE CRISTO".

Em Mateus 25.31 é afirmado que: "Quando o Filho do Homem vier na sua majestade e todos os anjos com ele, ENTÃO SE ASSENTARÁ NO TRONO DE SUA GLÓRIA. Todas as nações serão reunidas em sua presença, E ELE SEPARARÁ UNS DOS OUTROS, COMO O PASTOR SEPARA AS OVELHAS DOS CABRITOS".


1. OS ANTIGOS CREDOS 

Os antigos credos da Igreja Indivisiva de Cristo ensinam sobre esse "Dia":
"subiu ao céu, está sentado à direita  de Deus Pai Todo Poderoso, de onde há de vir PARA JULGAR os vivos e os mortos"(CREDO APOSTÓLICO). 
"subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai, e de novo há de vir com glória PARA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS, e seu reino não terá fim" (CREDO NICENO).

2. NOSSA CONFISSÃO DE FÉ

A confissão de fé adotada aqui na LIBER (CFBL 1689) também:
1. Deus determinou um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de Jesus Cristo.  A Ele todo poder e todo julgamento foram conferidos pelo Pai. Nesse dia, não somente os anjos apóstatas serão julgados;  também as pessoas que viveram sobre a terra, todas comparecerão perante o tribunal de Cristo, e para prestar conta de seus pensamentos, palavras e ações, para receberem segundo o bem ou o mal que tiverem feito por meio do corpo. 2. O propósito de Deus, ao estabelecer esse dia, consiste em manifestar a glória de sua misericórdia, na salvação eterna dos eleitos; e a glória de sua justiça, na punição eterna dos réprobos, que são perversos e desobedientes.  Naquele dia os justos irão para a vida eterna na presença do Senhor e receberão como galardão eterno uma plenitude de alegria e glória. Mas os perversos, que não conhecem a Deus e não obedecem ao evangelho de Jesus Cristo, serão lançados aos tormentos eternos  e punidos com eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder. 3 Cristo deseja que estejamos bem persuadidos de que haverá um dia de juízo, para que os homens se afastem do pecado, e para que os justos tenham maior consolação em suas adversidades. Ele também deseja que esse dia não seja conhecido dos homens, até que venha, a fim de que eles se despojem de toda confiança carnal e estejam sempre vigilantes, por não saberem a que hora o Senhor virá;  e que possam sempre estar preparados para dizer “ Vem, Senhor Jesus, vem sem demora”.  Amém.

Em nossa confissão de fé esse capítulo acerca do juízo final é composta de 3 seções.

Na primeira seção, temos as seguintes afirmações:
  1. Que Deus determinou um dia de Juízo geral.
  2. Que esse Juízo será exercido pelo Filho.
  3. Que serão julgados os anjos caídos e seres humanos, tanto bons quanto os maus.
  4. Que a prestação de contas envolve pensamentos, palavras e ações.

É possível afirmar que essa seção trata do: a) Dia; b) Juiz; c) Sujeitos do juízo; d) matéria de Julgamento.

A segunda seção ensina:
  1. Que o propósito desse dia, consiste em manifestar: a) sua misericórdia na salvação dos eleitos e b) a glória da sua justiça na condenação dos reprovados.
  2. Que os justos irão para a vida eterna e serão galardoados.
  3. Que os reprovados serão lançados no tormento eterno.
A terceira seção, por sua vez, estabelece:
  1. Que Cristo quer que os homens estejam persuadidos sobre o Juízo, a fim de que:  a) se afastem do pecado; b) e para que os justos sejam consolados
  2. Que o dia do Juízo não foi dado a conhecer, objetivando: a) fazer com que sejamos constantemente vigilantes e que b) estejamos preparados.


O DIA "D"

"porquanto ESTABELECEU UM DIA EM QUE HÁ DE JULGAR O MUNDO com justiça por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos" (At.17.31). 
"Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens dela darão conta no DIA DO JUÍZO"(Mt.12.36) 
"e os ANJOS os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para O JUÍZO DO GRANDE DIA;" (Jd.6)

O JUIZ 
"(...) ao Filho confiou todo julgamentoE lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do homem" (Jo.5.22,27)

SUJEITOS DO JUÍZO

a)ANJOS:
"e os ANJOS os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande dia;" (Jd.6)

b)HOMENS:
"Porque importa que TODOS NÓS compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo". (2Co.5.1)
"Tu, porém, por que julgas a teu irmão? e tu, porque desprezas o teu? pois TODOS COMPARECEREMOS perante tribunal de Deus. Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus". (Rm.14.10,1)
"e TODAS AS NAÇÕES serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda; então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era forasteiro e me hospedastes; estava nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; preso e foste ver-me. Então perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que sempre que o fizeste a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizeste. Então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso, e não te assistimos? Então lhes responderá: Em verdade vos digo que sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos para a vida eterna" (Mt.25.32ss)

MATÉRIA DE JULGAMENTO:
Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que CADA UM RECEBA SEGUNDO O BEM OU O MAL QUE TIVER FEITO POR MEIO DO CORPO. (2Co.5.10) 
 Porque Deus HÁ DE TRAZER A JUÍZO TODAS AS OBRAS, até as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (Ec.12.14) 
Digo-vos que de TODA PALAVRA FRÍVOLA que proferirem os homens dela darão conta no dia do juízo; (Mt.12.36) 
Tu, porém, por que julgas a teu irmão? e tu, porque desprezas o teu? pois todos compareceremos perante tribunal de Deus. Assim, pois, CADA UM DE NÓS DARÁ CONTAS DE SI MESMO a Deus. (Rm.14.10,12) 
e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda; então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque TIVE FOME E ME DESTES DE COMER; TIVE SEDE E ME DESTES DE BEBER; ERA FORASTEIRO E ME HOSPEDASTES; ESTAVA NU E ME VESTISTES; ENFERMO E ME VISITASTES; PRESO E FOSTE VER-ME. Então perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que sempre que O FIZESTE a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizeste. Então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso, e não te assistimos? Então lhes responderá: Em verdade vos digo que sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos para a vida eterna (Mt.25.32ss)
Conclusão:

Se é verdadeiro que haverá uma PRESTAÇÃO DE CONTAS de tudo o que fizermos, A FORMA COMO VIVEMOS NESTE MUNDO PODE NOS INDICAR DE QUAL LADO ESTAREMOS NAQUELE DIA. Se do lado daqueles que já se arrependeram de seus pecados, creram em Jesus e hoje vivem em novidade de vida (confirmando assim o seu chamado e eleição). Ou do lado daqueles que vivem para satisfazer  os desejos pecaminosos do seu coração. Esses ainda que vistam a capa da religião, são lobos em pele de ovelha.

De que lado, estaremos naquele dia? Do lado dos absolvidos que ouvirão:
"Venham , benditos de meu Pai! venham herdar o reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo" (Mt 25.34). 
Ou do lado dos condenados que ouvirão:
"Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos" (Mateus 25:41)?

Que o Hino 37 HCC seja nossa oração constante:
Deus [nos] guarde pelo seu poder, protegidos e amparados, desfrutando os seus cuidados. Deus [nos] guarde pelo seu poder. Pelo seu poder e no seu amor, estaremos juntos com Jesus. Pelo seu poder e no seu amor, viveremos sempre em sua luz.Deus [nos] guarde por seu terno amor.Pela sua mão guiados, no rebanhos bem guardados.Deus [nos] guarde por seu terno amor. Deus [nos] guarde do poder do mal, do perigo dos pecados, de temores infundados. Deus [nos]guarde do poder do mal[...]
Que assim seja, 
Aldair Ramos Rios
___________________________________________________

Material citado:
Confissão de Fé Batista de 1689 (CRBB)

Confissão de Fé de Westmister Comentada por A.A. HODGE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO FAÇA CONFUSÃO: LIVRE EXAME, NÃO É LIVRE INTERPRETAÇÃO

Geralmente quando saímos em defesa da confessionalidade, somos frequentemente mal compreendidos. E lá vem a voz do “crente biblicista”, com a seguinte argumentação: – Só leio a Bíblia.A questão não é se você lê a Bíblia (por que isso é obrigação de todo crente), mas como você lê? Vamos esclarecer? Defender a confessionalidade não é discutir a autoridade bíblica, mesmo por que, partimos da AFIRMAÇÃO que a Escritura Sagrada sempre será nossa única regra de fé e prática. O que queremos dizer com isso é que seria impossível ler as Sagradas Escrituras sem pressupostos interpretativos e teológicos. No texto de Davi Charles Gomes, postado no site Coram Deo¹, encontramos a seguinte constatação. Toda interpretação (toda "leitura") parte de pressupostos, de uma experiência pessoal, de uma história; ela nunca é uma leitura "neutra", destituída de preconceitos e outros antecedentes. Basta lembrar que a própria língua de cada povo já estabelece limit...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

A SABEDORIA DE DEUS

A SABEDORIA DE DEUS   Atributo intelectual de Deus. Aspecto particular do conhecimento divino. A sabedoria é o conhecimento intuitivo aplicado.   Em Deus a sabedoria é infinita. CARACTERISTICAS É essencial em Deus   Não pode ser separado de Deus, nem foi acrescido ou veio a lhe pertencer É originária em Deus – Rm 11.34, Is 40.14. É propriedade de Deus e ele pode concedê-la a outros. É necessária em Deus – Rm 16.27. É incompreensível – Sl 147.5, Sl 92.5, Rm 1.33, Jó 11.5-9.   É eterna – Pv 8.22-31; Jó 12.12,13.   REVELAÇÃO DA SABEDORIA          É revelada em Cristo - Cl 2.1-3.       É proclamada através da Igreja – Ef 3.8-13.   EVIDÊNCIAS DA SABEDORIA Criação – Sl 104,24, Pv 3.19, Jr 10.12, Jr 51.15, Pv 8.22-36.   seres humanos – Pv 2 e 3.   SEM A SABEDORIA   Outras virtudes de Deus seriam sem brilho Deus não poderia governar o universo – Jó 12.13-16, Dn ...