(...) estava posta na terra uma escada (...) Gn 28.12
Após tomar a bênção de seu irmão Esau, e diante das ameaças de morte, Jacó foge para a casa de Labão, irmão de sua mãe (27.43). Diz o texto que ele "partiu de Berseba e seguiu para Harã". Quando chegou a certo lugar, ali passou a noite. Pegou uma das pedras do lugar e fez dela seu travesseiro ali mesmo para durmir (v.10-11). E sonhou: Eis que estava "posta na terra uma escada" cujo topo atingia o céu (...) E o Senhor estava perto dele (v.12-13).
Se em Babel os homens tentaram com seu próprio esforço fazer uma torre cujo topo chegasse até o céu (11.4). Na passagem escolhida é Deus quem vai até o homem. E vai à um homem chamado Jacó, um enganador, alguém que aos olhos humanos seria a última pessoa de quem Deus se aproximaria.
Eis aqui, o Evangelho de Jesus.
Deus se aproximando do pecador.
Não apenas, Ele mesmo providenciou a escada. O texto afirma que ela "foi posta na terra". Obviamente quem a colocou foi o próprio Deus.
Estava ali, a escada que unia "céu e terra".
Pra gente como nós, tão enganadores quanto Jacó, o próprio Deus enviou a terra o seu Filho Jesus.
É ele -o único mediador- entre Deus e os homens. Paulo afirma que "Tudo isso vem de Deus". O que comprova mais uma vez que a salvação não depende do esforço humano mais da graça divina.
Paulo prossegue sua declaração "que -nos reconciliou consigo mesmo - por intermédio de Cristo (...) Pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo" (2 Co 5.18,19).
Pois bem, isso aconteceu comigo e com você que já foi alvo da livre e soberana graça de Deus.
Oração: Pai, tu és gracioso. Concede, pois, que dia a dia eu seja mais grato a ti. Pois me amaste de uma tal maneira que entregaste o teu Filho para morrer em meu lugar. É nele que o Senhor me ama e me aceita. É pela morte dele que sou perdoado e reconciliado contigo, é pela obediência de Cristo que o Senhor olha pra mim como se eu nunca tivesse cometido um só pecado, pois a minha miséria foi para a conta Dele e a obediência Dele veio para minha conta. Que amor incomparável, que graça que excede minha compreensão. Só sei que ela é real e foi concedida a mim, colocando-me num estado de graça permanente, do qual jamais serei removido, só por causa de Cristo Jesus, o teu Filho Amado. Amém.
Aldair Ramos Rios
Você já viu propagandas que prometem “Ofertas grátis!”? Às vezes nós recebemos propagandas pelo correio que anunciam: “Grátis!” Essas coisas são realmente grátis? Freqüentemente você consegue um item grátis unicamente se primeiro adquirir outra coisa, ou precisa pagar o “frete” . Talvez você já tenha visto coisas em frente de jardim com uma placa presa a eles onde se lê: “Grátis”. São coisas que os donos não precisam ou não querem mais. 1 Se você visse uma propaganda que dissesse “Roupas Grátis!” ou “Brinquedos Grátis!”, o que você pensaria? Você imaginaria que essas roupas ou brinquedos eram usados? Presumiria que eram feios? Se soubesse, contudo, que eles eram bonitos, novinhos em folha, coisas de valor, você correria para conseguir algum, ou você ainda ficaria pensando qual era o truque? Em nossa sociedade poucas coisas são grátis. Nós temos que comprar comida, roupas, material escolar, provisões para a casa...
Comentários
Postar um comentário