(...) sejam fortalecidos no Senhor (...) - Efésios 6.10
O apóstolo Paulo, na segunda seção da sua carta aos Efésios trata de questões práticas.
Ele havia tratado acerca da família no capítulo 5 e no início do capítulo 6, e agora no versículo 10 deste último, quando parecia que tudo havia sido dito sobre o assunto, ele escreve "quanto ao mais", ou seja, além dos assuntos já tratados eu tenho algo mais pra ensinar, e prossegue, "sejam fortalecidos no Senhor" ou "tornem-se mais fortes, vivendo unidos com o Senhor".
Paulo ensina que o "fortalecimento no Senhor" deve ser buscado.
E ele o faz ao menos por duas razões.
A primeira está explícita no texto enfrentamos "batalhas diárias". No verso 12, ele afirma que "(...) a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e potestades" ou seja, "a nossa luta NÃO É contra os seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal(...)".
E porque existe uma luta que não é travada contra os seres humanos, devemos nos revestir de toda a armadura de Deus, a fim de que quando estivermos na batalha enfrentando as forças do mal, a gente possa resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutar até o fim, continuar inabaláveis (v.13).
A segunda razão é porque somos fracos. Devemos nos fortalecer em outro "no Senhor". Devemos buscar o que não temos em que tem, em nosso Deus, a fonte de todas as bênçãos. É necessário o reconhecimento da nossa fraqueza e incapacidade, a fim de que tenhamos em Deus o nosso tudo.
No verso 18, o apóstolo ensina como se fortalecer no Senhor "façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele".
Irmãos, amados nossa vida de oração não pode se restringir ao culto de domingo. Devemos orar "todos os dias". Não apenas individualmente, mas com nossa família. Devemos orar quando levantamos, durante o dia e antes de dormir. Devemos orar com nosso cônjuge e filhos e por eles diariamente (e os filhos pelos pais). A fim de que sejamos fortalecidos no Senhor para enfrentar as batalhas espirituais na familia. Em nossos dias, temos enfrentado lutas ferrenhas contra a família, por sua destruição. Mas se a sua família estiver alicerçada em Cristo (a Rocha) ela resistirá e prevalecerá.
Aldair Ramos Rios
Você já viu propagandas que prometem “Ofertas grátis!”? Às vezes nós recebemos propagandas pelo correio que anunciam: “Grátis!” Essas coisas são realmente grátis? Freqüentemente você consegue um item grátis unicamente se primeiro adquirir outra coisa, ou precisa pagar o “frete” . Talvez você já tenha visto coisas em frente de jardim com uma placa presa a eles onde se lê: “Grátis”. São coisas que os donos não precisam ou não querem mais. 1 Se você visse uma propaganda que dissesse “Roupas Grátis!” ou “Brinquedos Grátis!”, o que você pensaria? Você imaginaria que essas roupas ou brinquedos eram usados? Presumiria que eram feios? Se soubesse, contudo, que eles eram bonitos, novinhos em folha, coisas de valor, você correria para conseguir algum, ou você ainda ficaria pensando qual era o truque? Em nossa sociedade poucas coisas são grátis. Nós temos que comprar comida, roupas, material escolar, provisões para a casa...
Comentários
Postar um comentário