"(...) a todos os santos em Cristo Jesus" - Filipenses 1.1
Toca por aí uma música que diz "eu não sou santo, se eu fosse santo estava no altar".
A ideia por detrás de tal afirmativa é que santo é alguém praticamente "impecável", quase divino, cujo único lugar apropriado seria um altar.
Contudo, Paulo chama "todos" os crentes filipenses de "santos".
Por que ele faz essa afirmação?
Certamente não é por causa de uma "perfeição inerente". São santos porque foram consagrados, dedicados, "separados do mundo e do pecado" para Deus.
São santos "em Cristo".
Os crentes estão unidos a Cristo, vivem em Cristo, estão dentro dele, revestidos por ele.
O cristão é alguém que vive no mundo, mas de certa forma "segregado" dele. Foi separado por Deus, não apenas num sentido externo, mas num sentido interno também.
Fomos purificados da culpa do pecado pelo sangue de Cristo, daquilo que nos exclui da presença de Deus, por isso, podemos estar diante dele com "ousadia". Mas também fomos purificados da corrupção do pecado, a qual afeta a mente e o coração.Não é apenas um "grupo seleto de pessoas especiais, as quais chamamos de santos". Todo cristão é santo, você não pode ser cristão sem ser santo, e não pode ser santo ou cristão sem ser separado do mundo (Martyn Lloyd-Jones).
Se você nasceu de novo, você está no mundo, mas não pertence a Ele, nem é governado por seus padrões. Você é essencialmente diferente.
Vivemos no mundo, mas não vivemos mais "no império" das trevas, somos parte uma nova humanidade, nova criação, de um um novo reino (o Reino do Filho), não vemos mais "com os olhos do mundo", nossa janela pra olha o mundo é a Revelação especial de Deus consignada nas Sagradas Escrituras.
Portanto, no dia de hoje que você não venha esquecer, por um segundo sequer, a sua posição em Cristo.
Aldair Ramos Rios
Você já viu propagandas que prometem “Ofertas grátis!”? Às vezes nós recebemos propagandas pelo correio que anunciam: “Grátis!” Essas coisas são realmente grátis? Freqüentemente você consegue um item grátis unicamente se primeiro adquirir outra coisa, ou precisa pagar o “frete” . Talvez você já tenha visto coisas em frente de jardim com uma placa presa a eles onde se lê: “Grátis”. São coisas que os donos não precisam ou não querem mais. 1 Se você visse uma propaganda que dissesse “Roupas Grátis!” ou “Brinquedos Grátis!”, o que você pensaria? Você imaginaria que essas roupas ou brinquedos eram usados? Presumiria que eram feios? Se soubesse, contudo, que eles eram bonitos, novinhos em folha, coisas de valor, você correria para conseguir algum, ou você ainda ficaria pensando qual era o truque? Em nossa sociedade poucas coisas são grátis. Nós temos que comprar comida, roupas, material escolar, provisões para a casa...
Comentários
Postar um comentário