Sei que sou pecador desde que nasci(...) Salmo 51.5
Conhecemos bem o contexto da afirmação acima e esse assunto tem relação com o tema do nosso acampamento. Trata-se de um Salmo de Davi, escrito quando o profeta Natã veio falar com ele, depois que este cometeu adultério com Bate-Seba.
Nesse verso ele afirma "sei", tenho ciência, tenho conhecimento, "sou pecador". Davi aqui reconhece não só que havia pecado, mas que era pecador. Ele não era pecador porque tinha cometido esse pecado específico. Ele tinha cometido esse pecado específico porque era pecador.
De modo algum, Davi está se justificando, mas reconhecendo que há uma inclinação no homem, desde a queda, que o leva a fazer coisas pecaminosas. Paulo afirma que o "pendor da carne é inimizade contra Deus"(Rom 8.7).
Davi, complementa sua declaração "desde que nasci, sim, desde que me concebeu a minha mãe".
Em Gênesis 8.21, lemos afirmação do Senhor de que o coração do homem é inclinado para o mal desde a infância".
É bem verdade que o cristão não vive mais sob o domínio do pecado, contudo, não está totalmente livre dele. Existe um conflito diário que é descrito em Gálatas 5.17 como "a carne militando contra o Espírito, e o Espírito contra a carne".
Na devocional de ontem vimos que quando negamos o nosso pecado, menosprezamos a graça (Paul D. Tripp). Alguém já declarou que enquanto o pecado não for amargo pra nós, Cristo não será doce.
Ou seja, enquanto não lidarmos seriamente com a nossa natureza pecaminosa, que é o problema, jamais teremos a solução.
Dave Harvey afirma que "o maior benefício de reconhecer nossa pecaminosidade é que Cristo e sua obra se tornam preciosos para nós".
Pois bem. O que é verdadeiro acerca de Davi, se aplica igualmente a todos nós "nascemos em pecado", pecamos durante a infância, adolescência e mocidade e quando casamos continuamos a pecar (eis a razão de muitos problemas em nossas familias:o pecado). Essa é a má notícia, mas a boa notícia é que, como bem afirma Dave Harvey "o evangelho é as boas novas que resolvem o problema das más novas".
Por isso, devemos diariamente voltar ao Evangelho, vez que na medida que conhecemos a Deus e o seu caráter, por meio da ação do Espírito Santo que nos foi dado, somos habilitados a nos conformarmos a imagem de Cristo, nosso amado Salvador.
Um ótimo domingo a todos.
Aldair Ramos Rios
Você já viu propagandas que prometem “Ofertas grátis!”? Às vezes nós recebemos propagandas pelo correio que anunciam: “Grátis!” Essas coisas são realmente grátis? Freqüentemente você consegue um item grátis unicamente se primeiro adquirir outra coisa, ou precisa pagar o “frete” . Talvez você já tenha visto coisas em frente de jardim com uma placa presa a eles onde se lê: “Grátis”. São coisas que os donos não precisam ou não querem mais. 1 Se você visse uma propaganda que dissesse “Roupas Grátis!” ou “Brinquedos Grátis!”, o que você pensaria? Você imaginaria que essas roupas ou brinquedos eram usados? Presumiria que eram feios? Se soubesse, contudo, que eles eram bonitos, novinhos em folha, coisas de valor, você correria para conseguir algum, ou você ainda ficaria pensando qual era o truque? Em nossa sociedade poucas coisas são grátis. Nós temos que comprar comida, roupas, material escolar, provisões para a casa...
Comentários
Postar um comentário