"(...) o pecado que habita em mim"- Romanos 7.17.
As doutrinas bíblicas não são afirmações abstratas sem qualquer aplicação prática.
Precisamos olhar todas as coisas, inclusive nossas ações, através delas.
Trata-se de uma visão de mundo por meio da qual interpretamos todas as coisas.
Paulo, no capítulo 7 de Romanos está tratando do pecado remanescente nos crentes.
Não se trata de desculpa ou justificativa dada para escapar de situações embaraçosas. Trata-se na verdade de uma constatação do conflito existente entre a nova e a velha natureza.
Esse conflito se exterioriza e se verifica também nos nossos relacionamentos.
Embora a primeira vista seja fácil "reconhecer esse fato", na prática encontramos certa dificuldade. Desde o Éden, tendemos a terceirizar a nossa culpa. Reconhecer nossa falta não é tão fácil quanto parece (Gênesis 3).
Pensemos nos conflitos familiares, Paul David Tripp questiona: "O que todos fazemos, de alguma maneira, em nosso casamento? Tendemos a negar o nosso pecado (enquanto ressaltamos o pecado do outro)".
Por isso precisamos nos voltar para a Palavra constantemente, a fim de que todo pensamento seja levado cativo em obediência a Cristo.
A fim de reconheçamos, "miserável homem que sou". A restauração de nossa família passa pelo reconhecimento de quem somos: pecadores. Por isso agimos de forma precipitada, machucamos as pessoas que mais amamos, com palavras, com ações, e de tantas outras formas.
Se negarmos o pecado em nós, estaremos menosprezando a graça.
Se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos e não há verdade em nós.
Será que não é hora de uma auto análise?.
Aldair Ramos Rios
Você já viu propagandas que prometem “Ofertas grátis!”? Às vezes nós recebemos propagandas pelo correio que anunciam: “Grátis!” Essas coisas são realmente grátis? Freqüentemente você consegue um item grátis unicamente se primeiro adquirir outra coisa, ou precisa pagar o “frete” . Talvez você já tenha visto coisas em frente de jardim com uma placa presa a eles onde se lê: “Grátis”. São coisas que os donos não precisam ou não querem mais. 1 Se você visse uma propaganda que dissesse “Roupas Grátis!” ou “Brinquedos Grátis!”, o que você pensaria? Você imaginaria que essas roupas ou brinquedos eram usados? Presumiria que eram feios? Se soubesse, contudo, que eles eram bonitos, novinhos em folha, coisas de valor, você correria para conseguir algum, ou você ainda ficaria pensando qual era o truque? Em nossa sociedade poucas coisas são grátis. Nós temos que comprar comida, roupas, material escolar, provisões para a casa...
Comentários
Postar um comentário