(...) bom é ter esperança (...) - Lamentações de Jeremias 3.26
Hernandes Dias Lopes afirma que " A esperança é o oxigênio que nos mantém vivos. Quem não tem esperança vegeta, não vive (...) passa os anos na masmorra do desespero, acorrentado pelo medo e subjugado pelas algemas da ansiedade, conhece apenas a caricatura da vida. A vida verdadeira é timbrada pela esperança, uma esperança tão robusta que espera até mesmo contra a esperança".
No texto que lemos, o profeta Jeremias afirma "bom é ter esperanca". De modo que não ter esperança é muito ruim. É viver num vácuo, é conviver com a sensação de falta de sentido.
Viver sem esperança é experimentar a morte em vida.Era assim que vivíamos antes "sem esperança e sem Deus no mundo" (Ef. 2.12).
O cristão não tem motivo para viver sem esperança, porque "em esperança fomos salvos"(Rom.8.24). Em provérbios 10.28, lemos que "a esperança dos justos é alegria". Em eclesiastes 9.4, lemos que "para aquele que está entre os vivos há esperança" (9.4).
Aos Efésios, Paulo escreve que nós "fomos chamados em uma só Esperança da nossa vocação" (Ef.4.4).
Paulo escreve aos Romanos "alegrai-Vós na esperança"( Rom. 12.12). O escritor aos Hebreus exorta seus leitores a "reter firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu" (Heb. 10.26).
O Deus que nos salvou é o "Deus de esperança" capaz de nos encher de todo o gozo e paz em crença (Rom. 15.13).
Devemos diariamente ir ao "livro da esperança" e dele se alimentar, vez que "tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança"(Rom. 15.4).
E a esperança não traz confusão, porque o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado (Rom. 8.21).
Cito novamente o amado Pastor Hernandes, ele afirma que a esperança verdadeira "está fundamentada não em sentimentos humanos, mas na promessa divina; ela está fundamentada não em circunstâncias, mas naquele que governa as circunstâncias; ela está fundamentada não nas ações humanas, mas nas intervenções divinas".
Como você tem vivido esperançoso ou sem esperança?
Que você possa nesse dia dizer ao Senhor:
" A minha esperança está em ti" (Salmo 39.7).
Aldair Ramos Rios
Você já viu propagandas que prometem “Ofertas grátis!”? Às vezes nós recebemos propagandas pelo correio que anunciam: “Grátis!” Essas coisas são realmente grátis? Freqüentemente você consegue um item grátis unicamente se primeiro adquirir outra coisa, ou precisa pagar o “frete” . Talvez você já tenha visto coisas em frente de jardim com uma placa presa a eles onde se lê: “Grátis”. São coisas que os donos não precisam ou não querem mais. 1 Se você visse uma propaganda que dissesse “Roupas Grátis!” ou “Brinquedos Grátis!”, o que você pensaria? Você imaginaria que essas roupas ou brinquedos eram usados? Presumiria que eram feios? Se soubesse, contudo, que eles eram bonitos, novinhos em folha, coisas de valor, você correria para conseguir algum, ou você ainda ficaria pensando qual era o truque? Em nossa sociedade poucas coisas são grátis. Nós temos que comprar comida, roupas, material escolar, provisões para a casa...
Comentários
Postar um comentário