"Eu sou hebreu e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca"-Jonas 1.9
Ontem vimos acerca da fuga de Jonas e por fim, como foi lançado ao mar e engolido por um grande peixe.
Porém, se fizermos uma retrospectiva deste episódio, veremos Jonas ser descoberto no porão do navio pelo comandante, enquanto dormia profundamente. E um pouco depois, cair sobre ele a sorte lançada pelos marinheiros, a fim de descobrirem o culpado por tamanha tempestade.
Ao ser descoberto Jonas é questionado acerca de sua origem, ocupação, e a razão daquela tempestade.
Além de confessar que fugia do Senhor ele fez a declaração acima, o tema de nossa meditação.
Vocês notaram que Jonas era alguém ortodoxo? Ele diz: "temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca". Jonas era alguém que conhecia verdade, que sabia explicar "as razões de sua esperança".
Contudo, apesar de conhecer a verdade, Jonas desobedeceu uma ordem de Deus.
Meus irmãos não podemos separar a doutrina da vida. Não podemos divorciar o conhecimento da prática. Devemos conhecer a Deus e a sua vontade e por sua graça, procurar honra-lo e obedece-lo. Triste coisa é conhecermos a verdade e insistirmos em nega-lá em nosso viver diário.
Jonas conhecia acerca de Deus, sabia ser Ele o "Deus do céu", o Deus que fez a terra seca e aquele mar que estava agitado diante deles, mas ainda assim, ele tinha desobedecido a Palavra do Senhor.
Como é que você tem vivido?
Você conhece a verdade? Você tem vivido a verdade aprendida?
Que o Senhor nos livre de nós mesmos, para a glória do seu Nome.
Aldair Ramos Rios
Você já viu propagandas que prometem “Ofertas grátis!”? Às vezes nós recebemos propagandas pelo correio que anunciam: “Grátis!” Essas coisas são realmente grátis? Freqüentemente você consegue um item grátis unicamente se primeiro adquirir outra coisa, ou precisa pagar o “frete” . Talvez você já tenha visto coisas em frente de jardim com uma placa presa a eles onde se lê: “Grátis”. São coisas que os donos não precisam ou não querem mais. 1 Se você visse uma propaganda que dissesse “Roupas Grátis!” ou “Brinquedos Grátis!”, o que você pensaria? Você imaginaria que essas roupas ou brinquedos eram usados? Presumiria que eram feios? Se soubesse, contudo, que eles eram bonitos, novinhos em folha, coisas de valor, você correria para conseguir algum, ou você ainda ficaria pensando qual era o truque? Em nossa sociedade poucas coisas são grátis. Nós temos que comprar comida, roupas, material escolar, provisões para a casa...
Comentários
Postar um comentário