"(...) fugiu do Senhor, indo na direção contrária" -Jonas 1.3
A história de Jonas é conhecida. O livro começa dizendo que "certo dia", o Senhor deu uma ordem a Jonas que fosse "a grande cidade de Ninive pregar contra ela" porque sua maldade havia "chegado aos seus ouvidos"(1.1-2).
O texto afirma que "Jonas se aprontou", mas fugiu do Senhor, indo na direção contrária. Desceu a Jope e ali encontrou um navio de saída para a Espanha.
No entanto, "Deus mandou um vento forte" e houve tempestade no mar tão violenta que deixaram todos apavorados, menos Jonas que dormia profundamente no porão do navio (1.4-5). Depois de questionado pelo capitão do navio, os marinheiros resolveram tirar sorte para descobrir quem era o culpado por aqueles perigos.
A sorte caiu sobre Jonas, que contou o que tinha ocorrido estava "fugindo de Deus". Em suma, Jonas é lançado ao mar e "logo o mar se acalma"(1.15). Deus ordena um grande peixe para o engolir, e assim termina o primeiro capítulo (1.17).
Podemos aprender algumas lições nesse texto.
Primeiro, nunca desobedeça uma ordem do Senhor. Num conflito entre a sua vontade e a Dele, é a Dele que vai prevalecer. Ele é Senhor.
Segundo, não pense na possibilidade de se esconder ou fugir do Senhor, isso é impossível. E você não terá paz enquanto não se render a vontade Dele.
Terceiro, Deus é soberano, de fato, Ele dá ordem ao vento e o vento obedece (1.3); até a "sorte lançada" está ao seu dispor (1.7). É Deus quem ordena o grande peixe engolir Jonas (1.17).
A pergunta que fica é "do que você tem fugido"? Você tem fugido da vontade de Deus para fazer a sua vontade? Ou você tem "fugido da sua vontade" pra fazer a vontade do Senhor?
Aldair Ramos Rios
Você já viu propagandas que prometem “Ofertas grátis!”? Às vezes nós recebemos propagandas pelo correio que anunciam: “Grátis!” Essas coisas são realmente grátis? Freqüentemente você consegue um item grátis unicamente se primeiro adquirir outra coisa, ou precisa pagar o “frete” . Talvez você já tenha visto coisas em frente de jardim com uma placa presa a eles onde se lê: “Grátis”. São coisas que os donos não precisam ou não querem mais. 1 Se você visse uma propaganda que dissesse “Roupas Grátis!” ou “Brinquedos Grátis!”, o que você pensaria? Você imaginaria que essas roupas ou brinquedos eram usados? Presumiria que eram feios? Se soubesse, contudo, que eles eram bonitos, novinhos em folha, coisas de valor, você correria para conseguir algum, ou você ainda ficaria pensando qual era o truque? Em nossa sociedade poucas coisas são grátis. Nós temos que comprar comida, roupas, material escolar, provisões para a casa...
Comentários
Postar um comentário