Pular para o conteúdo principal

OS EFEITOS DA QUEDA NO SER HUMANO



Amor, 

A maioria das pessoas nascidas num lar cristão ou que se professam cristãs ignoram os EFEITOS da queda no homem.

Alguns acham que a queda foi parcial e não total, por isso, acreditam que o homem tem alguma habilidade para agradar a Deus.

o HOMEM, -segundo essas pessoas - não estaria morto em seus delitos e pecados.

O Catecismo maior de Westminster[1] afirma que o pecado tornou o homem:
(a)inteiramente indisposto,
(b)incapaz e oposto a todo o bem espiritual
(c) e inclinado a todo o mal,
(d) e isso continuamente: o que geralmente se chama pecado original, do qual precedem todas as transgressões atuais. (Rom. 5:12, 19 e 5:6, e 3:10-12; Ef. 2:3; Rom.8:7-8; Gen. 6:1; Tiago 1:14-15; Mat. 15:19).

Perceba que depois da queda o ser humano ficou:
 “INTEIRAMENTE INDISPOSTO”,
 “INCAPAZ E OPOSTO – A TODO BEM ESPIRITUAL”
e “INCLINADO A TODO O MAL”.

As pessoas às vezes se confundem quando afirmamos essas verdades, talvez por ter em mente o conceito humano de justiça. Quando nos comparamos aos demais seres humanos, podemos verificar que nem todas as pessoas são más, contudo, quando temos em mente a justiça divina, quando nos avaliamos pela lei de Deus, a conclusão é “todas as pessoas são más”.
O desejo de todas as pessoas é “violar a lei de Deus”.
Depois da queda o homem se tornou um “escravo” do pecado. 

Os Cânones de Dort ensina:
1. No princípio o homem foi criado à imagem de Deus. Foi adornado em seu entendimento com o verdadeiro e salutar conhecimento de Deus e de todas as coisas espirituais. Sua vontade e seu coração eram retos, todos os seus afetos puros; portanto, era o homem completamente santo. Mas, desviando-se de Deus sob instigação do diabo e pela sua própria livre vontade, ele se privou destes dons excelentes. Em lugar disso trouxe sobre si cegueira, trevas terríveis, leviano e perverso juízo em seu entendimento; malícia, rebeldia e dureza em sua vontade e seu coração; também impureza em todos os seus afetos.
2. Depois da queda, o homem corrompido gerou filhos corrompidos. Então a corrupção, de acordo com o justo julgamento de Deus, passou de Adão até todos os seus descendentes, com exceção de Cristo somente. Não passou por imitação, como os antigos pelagianos afirmavam, mas por procriação da natureza corrompida.
3. Portanto, todos os homens são concebidos em pecado e nascem como filhos da ira, incapazes de qualquer ação que o salve, inclinados para o mal, mortos em pecados e escravos do pecado. Sem a graça do Espírito Santo regenerador nem desejam nem tampouco podem retornar a Deus, corrigir suas naturezas corrompidas ou ao menos estar dispostos para esta correção.[2]

O homem tinha dons excelentes na criação, mas ele privou a si mesmo deles quando pecou e trouxe sobre si:
(i)                cegueira,
(ii)              trevas terríveis,
(iii)            leviano e perverso juízo em seu entendimento;
(iv)            malícia,
(v)               rebeldia e
(vi)            dureza em sua vontade e seu coração;
(vii)          também impureza em todos os seus afetos.

Nesse sentido, o homem foi afetado inteiramente pelo pecado da “cabeça aos pés”. Sua mente, seu coração, seus afetos e sua vontade, não são mais os mesmos.
Jeremias declara no cap. 17:9: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto...."
O apóstolo Paulo escreve: "Entre os quais (os filhos da desobediência) também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos" (Ef 2:3).

No mesmo sentido o catecismo de Heidelberg, contudo, com duas afirmações: Uma negativa e outra positiva.
A negativa é que “somos tão corruptos que não somos capazes de fazer bem algum e somos inclinados a todo o mal”(Gn 6.5; 8.21; Jó 14.4; Is 53.6.)
A positiva é que “a capacidade para fazer o bem e a inclinação para ele - é possível - para aqueles que são gerados novamente pelo Espírito Santo” (Jo 3.3-5).

O homem é incapaz de se achegar até a Deus, mas Deus toma a iniciativa e vai ao encontro do homem soprando Nele o fôlego de vida espiritual, dando a ele nova mente, novo coração - transformando-o num NOVO HOMEM.

E GLÓRIA A DEUS POR ISSO!!!

De seu esposo que te ama!

Aldair Ramos Rios
____________________________
[1]http://www.monergismo.com/textos/catecismos/catecismomaior_westminster.htm
[2] http://www.monergismo.com/textos/credos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRÁTIS

  Você já viu propagandas que prometem “Ofertas grátis!”? Às vezes nós recebemos propagandas pelo correio que anunciam: “Grátis!” Essas coisas são realmente grátis? Freqüentemente você consegue um item grátis unicamente se primeiro adquirir outra coisa, ou precisa pagar o “frete” . Talvez você já tenha visto coisas em frente de jardim com uma placa presa a eles onde se lê: “Grátis”. São coisas que os donos não precisam ou não querem mais. 1   Se você visse uma propaganda que dissesse “Roupas Grátis!” ou “Brinquedos Grátis!”, o que você pensaria? Você imaginaria que essas roupas ou brinquedos eram usados? Presumiria que eram feios? Se soubesse, contudo, que eles eram bonitos, novinhos em folha, coisas de valor, você correria para conseguir algum, ou você ainda ficaria pensando qual era o truque?   Em nossa sociedade poucas coisas são grátis. Nós temos que comprar comida, roupas, material escolar, provisões para a casa...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

O homem não pode salvar-se a si mesmo

 A Bíblia é categórica em afirmar que todos pecaram. 1 Não há justo nenhum sequer. 2 O homem em seu estado natural está cego. 3 perdido. 4 e morto. 5 Ele está escravizado pela carne, pelo mundo e pelo diabo. 6 O homem é concebido em pecado. 7 e não tem poder para livrar-se dele por si mesmo. 8 O pecado atingiu todo o seu ser: mente, corpo e espírito. A não ser que Deus o salve, ele perecerá eternamente. 1 Rm 3:23; 2 Rm 3:10; 3 2 Co 4:4; 4 Lc 19:10; 5 Ef 2:1; 6 Ef 2:2,3; 7 Sl 51:5; 8 Jo 8:34. Fonte:http://hernandesdiaslopes.com.br/2005/10/a-soberania-de-deus-na-salvacao/