Pular para o conteúdo principal

DE QUEM É A CULPA?



Meu amor,



Certamente você conhece ou já ouviu falar de pessoas que culpam a Deus pelos males do mundo. A maioria dessas pessoas questiona, como que um Deus tão bom pode deixar que exista tanta coisa ruim no mundo?
O que a maioria dessas pessoas não para pra pensar é que a origem do mal moral não está em Deus, mas no homem.
Outra questão que eles parecem desconsiderar, é que Deus nos trata não como robôs, mas como seres que tem vontade.
E a terceira questão ignorada é que o pecado afetou o homem por completo, o que inclui a sua vontade.
Outra tentação é dizer que origem do problema está na sociedade ou em outras causas, a fim de negar a realidade do pecado.

Vamos à pergunta do catecismo:

“De onde veio, então, a natureza corrompida do homem?
R. Da queda e desobediência dos nossos primeiros pais, Adão e Eva, no Paraíso. (1. Gn 3. 2).  Ali a nossa natureza tornou-se corrupta (3 Rm 5.12, 18, 19) de tal modo que somos todos concebidos e nascidos em pecado. (3. Sl 51.5).

Se pudéssemos dividir a história dos seres humanos, a fim de compreender o que lhe aconteceu poderíamos resumir da seguinte forma:
Seres humanos: ANTES DA -> QUEDA
Seres humanos: DEPOIS DA -> QUEDA



Já vimos que tudo o que Deus fez era muito bom, a pergunta de número “6” faz as seguintes afirmações:
1.       DEUS CRIOU O HOMEM BOM E À SUA IMAGEM
2.       O QUE ISSO SIGNIFICA? = em verdadeira justiça e santidade, de modo que ele pudesse conhecer corretamente a Deus, o seu Criador, amá-lo de coração, e viver com Ele em eterna felicidade para o louvar e glorificar.
Teve uma época em que o mal moral não existia na criação, naquela época o homem não cometia pecado algum. Se pudéssemos resumir os objetivos da criação da humanidade poderíamos afirmar:

O homem foi criado para:
1.       Conhecer a Deus
2.       Amá-lo de coração

3.        E viver com Ele em eterna felicidade para o louvar e glorificar.
Isso significa que antes da queda o homem tinha plena condição de cumprir a lei de Deus integralmente. Não havia o mal, só o bem. O amor reinava.
Contudo, nossos representantes DESOBEDECERAM A DEUS.

Sim, o evento QUEDA está ligado à desobediência do homem a lei de Deus.A ordem era “não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal” porque no dia que eles comessem “certamente eles morreriam”.
Por que Deus deu essa ordem? “o objetivo era que Adão mostrasse que queria amá-lo”[1]

NÃO DEIXAMOS DE FAZER MUITAS COISAS POR AMOR A ALGUÉM, AINDA MAIS QUANDO SABEMOS QUE ESSAS COISAS A DESAGRADA?

Adão caiu da posição de obediência para a de rebeldia. Veja que a questão toda do capitulo 3 de Gênesis, não é árvore ou a fruta, mas a ordem de Deus e a desobediência do homem a essa ordem.
O pecado é a desobediência da lei de Deus.

Quais as consequências da desobediência?

Naquele evento o homem PERDEU a capacidade de fazer o BEM e só é capaz de fazer o MAL. Ou seja, partindo da Lei de Deus, o homem agora não tem mais capacidade para cumpri-la - o que seria - o BEM, mas apenas para descumpri-la – o MAL.

A corrupção do homem, essa inclinação para desobedecer a Lei de Deus afetou todo o nosso ser – mente, vontade, juízo, emoções e atos.

Ocorre que nós não queremos aceitar nossa “culpa”, resistimos por natureza a reconhecer que somos pecadores e que merecemos a justa condenação de Deus.

Aliás, muita gente até diz que não é tão boa assim (mas também acredita não ser totalmente má) e que consegue sair sozinha da situação em que está, mas isso não é verdade. Caímos num abismo tão profundo que não conseguimos sair de lá, se Deus não resolver nos tirar de lá.
Por natureza o homem está morto, insensível, inconsciente da gravidade de seu pecado, não consegue vê-lo ou percebê-lo senão por uma ação soberana de Deus.
A miséria homem é TOTAL, razão pela qual, ele precisa de uma salvação TOTAL [2].

Vamos terminar com afirmação do pastor Elissandro Rabelo [3]:

“Por sua desobediência, Adão e Eva erraram o alvo para o qual foram criados.  Eles  não  somente  se  tornaram  os  principais  responsáveis  pela  origem  de  nossa   miséria,   mas   também   caíram   do   estado   excelente   em   que   se  encontravam.  Por  pecarem  deliberadamente  contra  Deus,  continuaram  sendo  seres   humanos   normais   com   vontade,   desejos,   pensamentos;   porém, perderam  todos  os  dons  excelentes  que  tinham  recebido  de  Deus  (santidade,  justiça  e  bondade).  Ambos  que  eram  santos,  justos  e  bons,  capazes  de obedecer a  Deus  perfeitamente,  tornaram-se  perversos  e  corruptos  em  todos  os  seus  pensamentos,  desejos  e  práticas.  A desobediência provocou uma  mudança  profunda  e  terrível  na  vida  de  Adão  e  Eva.  Logo depois  da  queda, Adão  e  Eva  colheram  o  fruto  de  sua  desobediência.  A  relação  íntima  que tinham   com   Deus   foi   cortada   por   causa   do   pecado,   pois,   tornando-se corrompidos,  não  tinham  mais  condições  de  refletir  a  imagem  de  Deus perfeitamente nem de viver livremente na sua presença. Por causa disso foram expulsos  do  jardim. Pois  Deus  é  santo  e  não  suporta  pecado  e  com  ele  não habita o mal. Tornaram-se merecedores da morte e destinados a ela. A queda também  trouxe  sérias  consequências  para  a relação  do  homem  com  a  natureza,  a  qual  não  mais  se  sujeitaria  livremente  a  ele,  mas  ele  teria  de trabalhar  forçado  para  obter  seu  sustento.  Tudo  porque  o  homem  se  tornou totalmente corrompido.

Apesar, dessa má noticia, a história não termina assim,

Mas falaremos sobre isso num outro dia.

 De seu esposo

Que te ama

Aldair Ramos Rios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO FAÇA CONFUSÃO: LIVRE EXAME, NÃO É LIVRE INTERPRETAÇÃO

Geralmente quando saímos em defesa da confessionalidade, somos frequentemente mal compreendidos. E lá vem a voz do “crente biblicista”, com a seguinte argumentação: – Só leio a Bíblia.A questão não é se você lê a Bíblia (por que isso é obrigação de todo crente), mas como você lê? Vamos esclarecer? Defender a confessionalidade não é discutir a autoridade bíblica, mesmo por que, partimos da AFIRMAÇÃO que a Escritura Sagrada sempre será nossa única regra de fé e prática. O que queremos dizer com isso é que seria impossível ler as Sagradas Escrituras sem pressupostos interpretativos e teológicos. No texto de Davi Charles Gomes, postado no site Coram Deo¹, encontramos a seguinte constatação. Toda interpretação (toda "leitura") parte de pressupostos, de uma experiência pessoal, de uma história; ela nunca é uma leitura "neutra", destituída de preconceitos e outros antecedentes. Basta lembrar que a própria língua de cada povo já estabelece limit...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

A SABEDORIA DE DEUS

A SABEDORIA DE DEUS   Atributo intelectual de Deus. Aspecto particular do conhecimento divino. A sabedoria é o conhecimento intuitivo aplicado.   Em Deus a sabedoria é infinita. CARACTERISTICAS É essencial em Deus   Não pode ser separado de Deus, nem foi acrescido ou veio a lhe pertencer É originária em Deus – Rm 11.34, Is 40.14. É propriedade de Deus e ele pode concedê-la a outros. É necessária em Deus – Rm 16.27. É incompreensível – Sl 147.5, Sl 92.5, Rm 1.33, Jó 11.5-9.   É eterna – Pv 8.22-31; Jó 12.12,13.   REVELAÇÃO DA SABEDORIA          É revelada em Cristo - Cl 2.1-3.       É proclamada através da Igreja – Ef 3.8-13.   EVIDÊNCIAS DA SABEDORIA Criação – Sl 104,24, Pv 3.19, Jr 10.12, Jr 51.15, Pv 8.22-36.   seres humanos – Pv 2 e 3.   SEM A SABEDORIA   Outras virtudes de Deus seriam sem brilho Deus não poderia governar o universo – Jó 12.13-16, Dn ...