Pular para o conteúdo principal

DEUS, NÓS, O AMOR E O DESAMOR




Meu amor,

Minha esposa,
Minha princesa,


Uhuu!!, Parabéns pra nós mais uma vez, pelo nosso primeiro mês de casados!

Falando em casamento, vamos falar sobre AMOR!
Como diz a música do compositor nordestino Armando Filho, “Nunca tanto se ouviu falar de amor”[1].

Grande parte das músicas e poesias que conhecemos fala sobre o amor ou amar.
Sabemos que o amor é uma coisa boa, e que não amar é ruim, mas o que geralmente ocorre é que malgrado o amor seja a palavra principal das canções, a maioria das pessoas se quer sabe o que o amor verdadeiramente é.

Se pudéssemos resumir os 10 mandamentos em 2 partes poderíamos dizer que eles consistem em: amar a Deus e ao próximo.

Aliás, isso foi dito pelo próprio Jesus em Mateus 22.37-40: 

“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento.
O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”

O AMOR É O GRANDE MANDAMENTO DA LEI. SE QUISERMOS CUMPRIR A LEI DEVEMOS AMAR.
O apóstolo Paulo ensina em Romanos 13:10 que “O AMOR É O CUMPRIMENTO DA LEI”.

E aqui está a raiz do nosso problema. NÃO AMAMOS.
Mas como assim?




Creio que a história abaixo ilustra bem o que foi acima afirmado:

“Essa história aconteceu no campo missionário na  Indonésia.  Os missionários  foram para lá pregando o evangelho, falando sobre Jesus Cristo e também sobre o Grande Mandamento.Eles  entraram  na floresta  e  converteram  várias  tribos  e  finalmente  também  os  seus líderes.O  trabalho  dos  missionários  foi  abençoado,  mas  de  repente  um  dos  grandes líderes  não  mais  apareceu  na  igreja!Ele se afastou  e  voltou  à  religião  dos  seus ancestrais. Um dos missionários o procurou porque queria saber o que aconteceu. O líder não quis falar, mas depois de muita insistência, ele finalmente disse: Prefiro voltar para a religião dos meus pais e ancestrais, do que ficar na igreja. A religião dos meus pais é muito mais fácil do que a religião que vocês pregam. A religião dos meus pais tem 999 regras e mandamentos que posso cumprir facilmente, mas a religião do vosso mestre Jesus é  impossível.  Ele  pede  meu  coração,  minha  alma  e  todo  o  meu entendimento.  Não consigo lhe dar. Isso é impossível.”[2]

Amar a Deus é ama-lo “sobre todas as coisas” é dar-se inteiramente:
1.       De todo coração
2.       De toda alma
3.      E de todo entendimento

O amar a Deus envolve o “negar a si mesmo”, ocorre que nós amamos mais a nós mesmos do que a Deus e ao próximo.

Deus não quer 50% do nosso amor, ele quer TODO o nosso amor.

A grande miséria está no fato de que não amamos a Deus e tampouco a nosso próximo como a nós mesmos.

Em relação ao nosso próximo nós sempre invertemos a ordem. A ordem correta é “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, mas amamos primeiramente “a nós mesmos” e se sobrar tempo ao nosso próximo.

Será que existe alguém que consegue cumprir essa Lei? Será que existe alguém justo?
Vamos a Bíblia:
“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.
Não há quem faça o bem, não há nem um só.
A sua garganta é um sepulcro aberto;
Com as suas línguas tratam enganosamente;Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
Em seus caminhos há destruição e miséria;
E não conheceram o caminho da paz.
Não há temor de Deus diante de seus olhos.
Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que TODA A BOCA esteja fechada e TODO O MUNDO seja condenável diante de Deus.
Romanos 3:10-19”

Quem compara a sua vida com o GRANDE MANDAMENTO, descobre a sua miséria.Se procurarmos a verdade lá no intimo veremos que não amamos a Deus conforme a sua lei exige, tampouco o nosso próximo. NÃO AMAMOS.



Reverendo Antonio Carlos da Costa; afirma corretamente, que Deuscriou os homens à sua imagem e semelhança; MAS ESTES, QUE FORAM CRIADOS PARA O AMOR, DESAPRENDERAM A AMAR. Perderam o encanto pelo seu Criador e se deixaram transformar em inimigos dos de sua própria espécie. Isso é pecado. Aqui, na Lua, em Marte, em Andrômeda, onde for. Isso é feio. Não amar é feio.”.[3]

Eis porque esse mundo é tenebroso, a violência só aumenta, as guerras atormenta as nações, porque os homens não amam.


Ainda bem que a história não termina assim, mas a parte boa da história, falaremos mais DETALHADAMENTE a frente quando falarmos da “saída” de Deus para essa falta de amor.
Contudo, podemos terminar, com as palavras do nobre Reverendo sobre isso:
“No seu amor gracioso, Deus enviou Jesus Cristo, seu Único Filho, para redimir o homem dos seus pecados. Cristo cumpriu a lei do amor, vivendo vida de perfeito amor. Foi moído pelas nossas transgressões a fim de que recebêssemos um perdão justo. Pagou a dívida que a justiça divina exigia que fosse paga, e que o amor teve prazer em pagar.[4]”

De seu esposo!
Aldair Ramos Rios

----------------------

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRÁTIS

  Você já viu propagandas que prometem “Ofertas grátis!”? Às vezes nós recebemos propagandas pelo correio que anunciam: “Grátis!” Essas coisas são realmente grátis? Freqüentemente você consegue um item grátis unicamente se primeiro adquirir outra coisa, ou precisa pagar o “frete” . Talvez você já tenha visto coisas em frente de jardim com uma placa presa a eles onde se lê: “Grátis”. São coisas que os donos não precisam ou não querem mais. 1   Se você visse uma propaganda que dissesse “Roupas Grátis!” ou “Brinquedos Grátis!”, o que você pensaria? Você imaginaria que essas roupas ou brinquedos eram usados? Presumiria que eram feios? Se soubesse, contudo, que eles eram bonitos, novinhos em folha, coisas de valor, você correria para conseguir algum, ou você ainda ficaria pensando qual era o truque?   Em nossa sociedade poucas coisas são grátis. Nós temos que comprar comida, roupas, material escolar, provisões para a casa...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

O homem não pode salvar-se a si mesmo

 A Bíblia é categórica em afirmar que todos pecaram. 1 Não há justo nenhum sequer. 2 O homem em seu estado natural está cego. 3 perdido. 4 e morto. 5 Ele está escravizado pela carne, pelo mundo e pelo diabo. 6 O homem é concebido em pecado. 7 e não tem poder para livrar-se dele por si mesmo. 8 O pecado atingiu todo o seu ser: mente, corpo e espírito. A não ser que Deus o salve, ele perecerá eternamente. 1 Rm 3:23; 2 Rm 3:10; 3 2 Co 4:4; 4 Lc 19:10; 5 Ef 2:1; 6 Ef 2:2,3; 7 Sl 51:5; 8 Jo 8:34. Fonte:http://hernandesdiaslopes.com.br/2005/10/a-soberania-de-deus-na-salvacao/