Pular para o conteúdo principal

A SERIEDADE DO PECADO E O MUNDO EVANGÉLICO

Não tenho o propósito de escrever um tratado sobre o tema acima proposto. Apenas registrar o que venho "matutando" sobre o assunto.

Frequentemente somos surpreendidos por noticias do tipo "fulano ou beltrano caiu ou pecou"

Na internet encontramos aquele tipo de tabloide de fofoca santa (se é que existe) que estampa em sua primeira página algo do tipo "ESCÂNDALO ENVOLVENDO FULANO DE TAL ....". 

Noticias que dão um nó na cabeça de muita gente, mas "como pode?".

Sem embargos, de tratar acerca do dever do cristão de buscar a santificação e fugir da aparência do mal (tópico que podemos tratar uma outra hora), o que parece ser ignorado é a verdadeira "natureza do homem".

Me parece que as pessoas criam "expectativas irreais" sobre as outras. Alguns personagens recebem uma áurea de perfeição (Exemplo? "Pastores, pregadores e Cantores) e quando caem deixam muitos desapontados.

Não estou dizendo que devemos nos conformar com o erro de quem quer seja ou que não devemos nos posicionar sobre uma conduta que não agrada a Deus.

O ponto aqui, é a ignorância acerca da natureza do pecado e da natureza do homem.

O que deveria nos impressionar é o homem fazendo o bem e não o mal. 

O pecado é fruto das mãos do homem, é o que Tiago escreve em sua epístola, no capitulo 1º:


13. Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém.

14. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia.

15. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

16. Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados.


Porém, todo bem "vem de Deus":


17. Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade.

18. Por sua vontade é que nos gerou pela palavra da verdade, a fim de que sejamos como que as primícias das suas criaturas.



Lembro-me de um amigo que dizia, em outros termos, "o meus pecados são obras de minhas mãos, mas se há algum bem em  mim, alguma coisa que edifica ou glorifica a Deus, e as atribuo a Deus".

 Danilo Fernandes foi claro e conciso quanto a isso, quando afirmou:
 "Quem vê o homem errando e diz "O Evangelho está sendo envergonhado" ou não conhece a natureza do homem, ou não conhece o Evangelho." - Danilo Fernandes

Que enxerguemos com franqueza quem nós somos e quem Deus é. Enquanto isso, ouçamos a exortação Biblica:

"Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia." (1 Coríntios 10:12).

Saudações em Cristo.

Aldair R. Rios
 

____________________________
FERNANDES, Danilo.Heiderich nega acusações de Bianca. Mais um capítulo da novela de Barbie e Ken Gospel. Disponível em: <http://www.genizahvirtual.com/2016/07/heiderich-nega-acusacoes-de-bianca-mais.html> Acesso em  31 de agosto de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO FAÇA CONFUSÃO: LIVRE EXAME, NÃO É LIVRE INTERPRETAÇÃO

Geralmente quando saímos em defesa da confessionalidade, somos frequentemente mal compreendidos. E lá vem a voz do “crente biblicista”, com a seguinte argumentação: – Só leio a Bíblia.A questão não é se você lê a Bíblia (por que isso é obrigação de todo crente), mas como você lê? Vamos esclarecer? Defender a confessionalidade não é discutir a autoridade bíblica, mesmo por que, partimos da AFIRMAÇÃO que a Escritura Sagrada sempre será nossa única regra de fé e prática. O que queremos dizer com isso é que seria impossível ler as Sagradas Escrituras sem pressupostos interpretativos e teológicos. No texto de Davi Charles Gomes, postado no site Coram Deo¹, encontramos a seguinte constatação. Toda interpretação (toda "leitura") parte de pressupostos, de uma experiência pessoal, de uma história; ela nunca é uma leitura "neutra", destituída de preconceitos e outros antecedentes. Basta lembrar que a própria língua de cada povo já estabelece limit...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

A SABEDORIA DE DEUS

A SABEDORIA DE DEUS   Atributo intelectual de Deus. Aspecto particular do conhecimento divino. A sabedoria é o conhecimento intuitivo aplicado.   Em Deus a sabedoria é infinita. CARACTERISTICAS É essencial em Deus   Não pode ser separado de Deus, nem foi acrescido ou veio a lhe pertencer É originária em Deus – Rm 11.34, Is 40.14. É propriedade de Deus e ele pode concedê-la a outros. É necessária em Deus – Rm 16.27. É incompreensível – Sl 147.5, Sl 92.5, Rm 1.33, Jó 11.5-9.   É eterna – Pv 8.22-31; Jó 12.12,13.   REVELAÇÃO DA SABEDORIA          É revelada em Cristo - Cl 2.1-3.       É proclamada através da Igreja – Ef 3.8-13.   EVIDÊNCIAS DA SABEDORIA Criação – Sl 104,24, Pv 3.19, Jr 10.12, Jr 51.15, Pv 8.22-36.   seres humanos – Pv 2 e 3.   SEM A SABEDORIA   Outras virtudes de Deus seriam sem brilho Deus não poderia governar o universo – Jó 12.13-16, Dn ...