Quem me conhece sabe que sou bem criterioso em relação a letra de músicas. Hoje, gostaria de falar acerca de uma música que me tocou e cuja letra eu acho belíssima.
A música não trata de bênçãos materiais ou qualquer outro tema a não ser o próprio Cristo. Cristo é o tema da música. Aliás, a Beleza da referida jaz exatamente nesse particular.
Me faz lembrar os salmos, em que o salmista vê o Senhor como esconderijo, habitação e lugar seguro.
Vamos ao primeiro verso da música:
VERSO 1
Tengo un refugio en tempestad
Cuando aflicciones tengo
Cuando me llena mi temor
Mi alma en Ti descansa
Oh Cristo, en Ti me esconderé
Mi paz y mi consuelo
Nada es más grande que Tu amor
Confortas mi tristeza
Diante das adversidades podemos correr para muitos lugares, mas só podemos achar "refúgio seguro" em Cristo. A música trata de uma certeza que o eleito tem em seu coração "tenho um refúgio" é assim que a música começa.
Isso me faz lembrar do que S. Paulo, o apóstolo, escreve aos Colossenses "vossa vida está escondida juntamente Cristo, em Deus" (Col. 3.3).
Tal afirmação aponta para a segurança que o crente encontra nesse mesmo Cristo que ele afirma ter sido salvo. Somente Nele a alma do crente encontra "descanso", não um descanso passageiro, mas eterno, visto que, essa confiança encontra fundamento no amor de Deus por nós, que não é baseado em nossas obras, mas na decisão Dele em querer nos amar.
Vamos ao segundo verso:
VERSO 2
Tengo un refugio en tempestad
Si mi pecado acusa
Culpable soy de mi maldad
Tu gracia aún me acepta
Oh Cristo, en Ti me esconderé
Ya no soy condenado
Refugio tengo en Tu cruz
Y salvación encuentro
Diante da queda, em quem o crente pode encontrar refúgio? Ele sabe que merece o justo castigo de Deus e ele não tolera o pecado, que é santo, no entanto, o que conforta o crente, é saber que Deus em graça o aceita quando volta arrependido e confessa o seu pecado. Não há condenação para aqueles que correm para os braços de Cristo.
E é para ele que o crente caminha, mesmo em pedaços e ao se lançar sobre os braços de Cristo, encontra perdão e paz.
Vamos ao terceiro verso:
VERSO 3
Tengo un refugio en tempestad
Ti temo a la tormenta
En mi debilidad yo sé
Tu fuerza me sustenta
Oh Cristo, en Ti me esconderé
Pues llevas Tú mis cargas
Tus manos firmes me guiarán
Hasta llevarme al cielo
O que mais gosto na letra é o seu não triunfalismo. Não há qualquer resquício "do super crente" aqui. O crente verdadeiro sabe que não é por sua própria força que triunfa ou vence qualquer batalha, mas na força do Senhor.
Não apenas, o crente sabe que não está sozinho, aliás ele se lembra muito bem do chamado de Cristo quando disse que os cansados e sobrecarregados ele aliviaria. Sabe que é a mão de seu Senhor quem o guia nesse mundo caído até a morada celeste.
Diante de tamanho conforto, só nos resta adorar a Deus juntamente com o grupo.
Aldair R. Rios
Comentários
Postar um comentário