Pular para o conteúdo principal

SANTIDADE NÃO É ESQUISITICE




Santidade não é esquisitice, algo exótico, ou uma marca de alguns superhomens ou supermulheres em “estado de Graça”, que, à semelhança dos heróis da mitologia grega, são menores que os deuses e maiores que os mortais comuns.
Deus é santo e fonte de toda santidade, em sua perfeição e separação do pecado. Nosso modelo de santidade é Jesus Cristo-Homem, embora que, ao longo dos séculos, a vida e a obra de heróis e heroínas da fé nos sirvam de motivação. Nas palavras de Kempis, santificação é “imitação de Cristo”.
Salvos pela Graça mediante a fé em nossos delitos e pecados, somos chamados a uma abertura, para que sejamos conduzidos da “obra da carne” para o fruto do Espírito, pela ação e poder do próprio Espírito: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.

Muitos vivem sob um conceito de “santidade passiva”, apenas deixar de fazer o mal; quando advogamos um conceito de “santidade ativa”: aprender a fazer o bem, em uma vivência de valores éticos, inclusive em nossos papéis sociais.
Santidade, erroneamente, tem sido confundida com legalismo: a observância de algumas regras (não fumar, não beber, não jogar, não vestir certas roupas, etc.), em um tipo reducionista de ascetismo. Outros reduzem a santidade ao moralismo, centrada, apenas, em questões de moral sexual (bíblicas ou culturais/subculturais).
Santidade é libertação do domínio do pecado e aproximação do ser de Cristo, em três áreas básicas e fundamentais: 
a) aproximação do caráter de Cristo;
b) aproximação dos sentimentos de Cristo;
c) aproximação do temperamento de Cristo.

Vamos sendo transformados de glória em glória à imagem do varão perfeito, para andarmos em novidade de vida.
Ninguém pode dizer “nasci assim e morro assim” ou que “para mim não tem jeito”, ou, ainda, não querer largar os “pecados de estimação”.
O Senhor nos ama como nós somos, mas quer que sejamos algo diferente, muito melhor, mais abençoado e feliz, em harmonia com Ele.
A santidade é um chamado para fora da natureza e da ordem caída, que nos torna embaixadores do Reino de Deus nos reinos desse mundo.
Sejamos santos, como Ele é santo!
“Concede, nós te pedimos, ó Deus de misericórdia, o perdão a teus fiéis e dá-lhes a paz, livrando-os de todos os seus pecados, para que te sirvam com uma mente tranquila e um coração santificado. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém” (Livro de Oração Comum Brasileiro – LOCb).
.
+Dom Robinson Cavalcanti
Titulo original: Afirmando a Santidade
_________________________________________________________________________
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO FAÇA CONFUSÃO: LIVRE EXAME, NÃO É LIVRE INTERPRETAÇÃO

Geralmente quando saímos em defesa da confessionalidade, somos frequentemente mal compreendidos. E lá vem a voz do “crente biblicista”, com a seguinte argumentação: – Só leio a Bíblia.A questão não é se você lê a Bíblia (por que isso é obrigação de todo crente), mas como você lê? Vamos esclarecer? Defender a confessionalidade não é discutir a autoridade bíblica, mesmo por que, partimos da AFIRMAÇÃO que a Escritura Sagrada sempre será nossa única regra de fé e prática. O que queremos dizer com isso é que seria impossível ler as Sagradas Escrituras sem pressupostos interpretativos e teológicos. No texto de Davi Charles Gomes, postado no site Coram Deo¹, encontramos a seguinte constatação. Toda interpretação (toda "leitura") parte de pressupostos, de uma experiência pessoal, de uma história; ela nunca é uma leitura "neutra", destituída de preconceitos e outros antecedentes. Basta lembrar que a própria língua de cada povo já estabelece limit...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

A SABEDORIA DE DEUS

A SABEDORIA DE DEUS   Atributo intelectual de Deus. Aspecto particular do conhecimento divino. A sabedoria é o conhecimento intuitivo aplicado.   Em Deus a sabedoria é infinita. CARACTERISTICAS É essencial em Deus   Não pode ser separado de Deus, nem foi acrescido ou veio a lhe pertencer É originária em Deus – Rm 11.34, Is 40.14. É propriedade de Deus e ele pode concedê-la a outros. É necessária em Deus – Rm 16.27. É incompreensível – Sl 147.5, Sl 92.5, Rm 1.33, Jó 11.5-9.   É eterna – Pv 8.22-31; Jó 12.12,13.   REVELAÇÃO DA SABEDORIA          É revelada em Cristo - Cl 2.1-3.       É proclamada através da Igreja – Ef 3.8-13.   EVIDÊNCIAS DA SABEDORIA Criação – Sl 104,24, Pv 3.19, Jr 10.12, Jr 51.15, Pv 8.22-36.   seres humanos – Pv 2 e 3.   SEM A SABEDORIA   Outras virtudes de Deus seriam sem brilho Deus não poderia governar o universo – Jó 12.13-16, Dn ...