Pular para o conteúdo principal

EU SOU JUSTO NELE






Você já prometeu mudar muitas vezes, mas quando a emoção vai embora as coisas continuam da mesma forma não é mesmo?



Você sabe que Deus vê tudo (até suas motivações) e que Ele trará á juízo toda obra quer seja boa quer seja má.




O resultado de tudo isso é que toda essa culpa esta deixando sua alma adoecida e mergulhada em conflitos existenciais. 





Porém, jamais se esqueça do que você lerá agora:




Pare de olhar pra você e olhe pra Jesus. Você nunca será justo enquanto buscar a sua auto-justificação.










Algumas pessoas passam pela vida tentando "conquistar o favor divino" por meio da realização de obras. Ocorre que quanto mais tentam se aproximar de Deus mais distantes dele ficam. 


A tentativa  de achegar-se a Deus sem um intermediador é tolice, é orgulho manifesto e essa tentativa de salvar-se acaba em frustração.




 Afirmava Lutero: 



"Quando olho para os meus pecados, eles me sufocam. Por isso devo olhar para Cristo, que tomou sobre si os meus pecados e se tornou bênção. E agora, os pecados não estão mais sobre minha consciência, mas sobre Cristo, ..."




 
As religiões estabelecem listas e mais listas de regras, visando ajudar o homem na sua santificação. No entanto, nada disso pode tornar o homem justo.





 Paulo escreve aos filipenses:





"Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne. Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; " (Filipense 3:1:9)








 Paulo alerta os irmãos a respeito dos "maus obreiros". Hoje ele diria: "Irmãos, "Cuidado com alguns pastores". A  exortação de Paulo não era sem razão. Alguns obreiros estavam querendo impor sobre aqueles irmãos um fardo. A imposição de "Marcar" a carne como meio de se obter o favor divino colocava em xeque a eficácia do sacrifício de Cristo.




Paulo chama esses obreiros de "cães". Matthew Henry com grande maestria faz a seguinte exposição desta passagem:




"... Cães pela sua malícia contra os fiéis professantes do Evangelho de Cristo, que latem e os mordem. Impõem as obras humanas opondo-as à fé em Cristo, mas Paulo os chama de fazedores de iniquidade...
Para gloriar-se e confiar na carne, o apóstolo teria muitos motivos como qualquer homem. Mas as coisas que tinha considerado como lucro enquanto era fariseu, e as havia reconhecido, as considerou como perda por Cristo... Ele considera que todas essas coisas não eram senão perda comparadas com o conhecimento de Cristo, por fé em sua pessoa e salvação... Sim, não somente os considerava como perda, senão como o lixo mais vil, sobras lançadas aos cães; não somente menos valiosas que Cristo, senão em sumo grau desprezíveis quando comparadas com Ele...Estamos perdidos, sem justiça com a qual comparecer perante Deus, porque somos culpáveis. Há uma justiça provida para nós em Jesus Cristo, que é justiça completa a perfeita. Ninguém pode ter o benefício dela se confiar em si mesmo. A fé é o meio estabelecido para solicitar o benefício da salvação. É pela fé no sangue de Cristo. somos feitos conformes com a morte de Cristo quando morremos ao pecado como Ele morreu pelo pecado; e o mundo é crucificado para nós como nós para o mundo na cruz de Cristo. "






Jesus é um SALVADOR completo, suficiente, salvando-nos daquilo que nos condena . O homem nunca conseguirá subir até Deus, mas Deus desce até nós, por pura graça e misericórdia.





Segundo Lutero: "Devemos manter bem firme a posição de que a fé, sem qualquer cooperação de obras ou merecimento humano, reconcilia o homem com Deus e o torna justo, como Paulo diz aos romanos (3.28): "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei". Este e outros versículos que ensinam a mesma coisa devem ser mantidos e sobre eles devemos nos basear com toda firmeza, a saber, que o perdão de pecados e a justificação são apropriados pela fé somente, ficando de todo excluídas as obras. Considere a comparação que Cristo faz em Mateus 7.17: "Toda árvore boa produz bons frutos, porém, a árvore má produz frutos maus". 









Perceba que não são os frutos que tornam a árvore boa, mas a árvore deve ser tornar boa para que possa produzir bons frutos. 




 
Por isso, afirmamos que o homem precisa ser justo, sem a participação de boas obras, antes de praticar boas obras. Assim como o trabalhador precisa estar bem de saúde para poder realizar um bom serviço. 






Somente a PALAVRA DE DEUS pode nos transformar. Quem ouve esta mensagem e nela crê, esse se torna santo e justo, por isso; ela também é chamada palavra da vida, palavra da graça, palavra do perdão. Quem, porém, não ouve esta mensagem, nem crê, esse, de forma alguma, pode ser salvo."




É pela fé somente. Fé na eficácia do sacrifício de Cristo. Fé na justiça de Deus que nos é imputada por causa de Cristo.






"Pois quanto mais fé, tanto mais alegria e liberdade; quanto menos fé, menos alegria. Veja, eis aí a verdadeira salvação cristã e libertação da lei e da condenação da lei, isto é, do pecado e da morte. Não que a lei e a morte desapareçam, mas ambas se tornam como se não existissem. A lei não me condena, a morte não me destrói, pois a fé triunfa em justiça e vida nova." (Lutero)




Sola Gratia 



Aldair Ramos Rios

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO FAÇA CONFUSÃO: LIVRE EXAME, NÃO É LIVRE INTERPRETAÇÃO

Geralmente quando saímos em defesa da confessionalidade, somos frequentemente mal compreendidos. E lá vem a voz do “crente biblicista”, com a seguinte argumentação: – Só leio a Bíblia.A questão não é se você lê a Bíblia (por que isso é obrigação de todo crente), mas como você lê? Vamos esclarecer? Defender a confessionalidade não é discutir a autoridade bíblica, mesmo por que, partimos da AFIRMAÇÃO que a Escritura Sagrada sempre será nossa única regra de fé e prática. O que queremos dizer com isso é que seria impossível ler as Sagradas Escrituras sem pressupostos interpretativos e teológicos. No texto de Davi Charles Gomes, postado no site Coram Deo¹, encontramos a seguinte constatação. Toda interpretação (toda "leitura") parte de pressupostos, de uma experiência pessoal, de uma história; ela nunca é uma leitura "neutra", destituída de preconceitos e outros antecedentes. Basta lembrar que a própria língua de cada povo já estabelece limit...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

A SABEDORIA DE DEUS

A SABEDORIA DE DEUS   Atributo intelectual de Deus. Aspecto particular do conhecimento divino. A sabedoria é o conhecimento intuitivo aplicado.   Em Deus a sabedoria é infinita. CARACTERISTICAS É essencial em Deus   Não pode ser separado de Deus, nem foi acrescido ou veio a lhe pertencer É originária em Deus – Rm 11.34, Is 40.14. É propriedade de Deus e ele pode concedê-la a outros. É necessária em Deus – Rm 16.27. É incompreensível – Sl 147.5, Sl 92.5, Rm 1.33, Jó 11.5-9.   É eterna – Pv 8.22-31; Jó 12.12,13.   REVELAÇÃO DA SABEDORIA          É revelada em Cristo - Cl 2.1-3.       É proclamada através da Igreja – Ef 3.8-13.   EVIDÊNCIAS DA SABEDORIA Criação – Sl 104,24, Pv 3.19, Jr 10.12, Jr 51.15, Pv 8.22-36.   seres humanos – Pv 2 e 3.   SEM A SABEDORIA   Outras virtudes de Deus seriam sem brilho Deus não poderia governar o universo – Jó 12.13-16, Dn ...