Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA DA CATEQUESE


Um dos pilares da fé reformada que distingue o protestantismo de qualquer outro ramo do cristianismo é o “Sola Scriptura”; a priori, nenhum protestante consciente negaria isso. 


O interessante é que dentro do evangelicalismo atual, todas as denominações fazem uso desta afirmação, até mesmo às sectárias. Se todas (denominações) afirmam ser a Bíblia a única regra de fé, porque tantos desvios doutrinários? 
 

A proliferação de uma cristandade que na contramão da afirmação paulina vive como se dissesse “Eu nem sei mais em quem tenho crido” nos mostra a gravidade da situação.




Tais incertezas e desvios foram se estabelecendo pelo abandono da tradição interpretativa histórica e ortodoxa . Vemos hoje (bem mais no protestantismo do que em outros ramos cristãos) uma babel teológica que tende a se afastar mais e mais da fé que fora defendida pelos nossos antepassados. Em um de seus artigos na Revista Ultimato, Bispo Robinson Cavalcanti ¹, afirma que:
 

"Trocou-se o livre exame pela livre interpretação e a Igreja deu lugar a seitas e “denominações”. O liberalismo mandou para o espaço as escrituras, a tradição, os credos, as doutrinas e a moral, sacrificados no altar da razão e na arrogância humana, hoje subjetiva, individualista e relativista. “Revelações” particulares e “profetas” auto-proclamados esquartejaram o Corpo de Cristo. Depois da Reforma sofremos o banho de sangue das Inquisições e a intolerância legalista, moralista, sectária, antiintelectual (e, às vezes, racista) do neofundamentalismo. Surgiram as seitas para-cristãs dos Mórmons, das Testemunhas de Jeová e da Ciência Cristã, bem como o neo/pós/iso/pseudo-pentecostalismo, cuja pretensa identidade protestante é uma contradição em si mesma.


 
É
triste ver a situação no qual chegamos, abrindo brechas para o ressurgimento de várias acusações contra o principio acima mencionado. Só nos resta à pergunta feita pelo pastor Hernandes Dias Lopes, em seu sermão sobre o salmo 11, “O que fazer quando todos os fundamentos são destruídos?" (Sl 11:3)² Para ele “Toda a era moderna foi uma tentativa de destruir os fundamentos antigos e erigir em seu lugar novos fundamentos... Os marcos antigos foram removidos... A própria Igreja Evangélica está confusa'.
O problema todo está no esquecimento da segunda parte da grande comissão de Cristo. Esta parte tem sido ignorada “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:20). 



A igreja de Cristo não somente deve fazer discípulos de todas as nações e batiza-los (v.19). É dever dela também, perpetuar o ensino de Cristo.

 

Escreveu muito bem Anthony A. Hoekema,³ ao afirmar que :  

"de acordo com a Bíblia a igreja é “a coluna e firmeza da verdade” (1 Timóteo 3:15). Por conseguinte, o ensinamento da verdade doutrinal é peculiarmente sua tarefa.

 

É exatamente aqui minha defesa ao uso do catecismo na igreja. O catecismo deve ser usado como um meio de instrução de jovens e crianças a fim de prepara-los bem para os possíveis perigos que encontrarão durante a sua peregrinação.


 

A doutrinação de crianças e jovens sempre foi um marca dos cristãos reformados. Não há como esquecer dos catecismos maior e menor de Westminster, nem mesmo do catecismo de Spurgeon, o que falar então do maravilhoso catecismo de Heidelberg (meu favorito)?


 

Enfim, a história comprova que o abandono destes instrumentos de doutrinação, deu lugar ao subjetivismo e a confusão que vemos diante de nós.



 

Olhemos para as veredas antigas, vejamos por quais caminhos os antigos peregrinos andaram e andemos pelos mesmos caminhos. Diante das dificuldades que se nos apresentam, estejamos nós preparados para responder com mansidão a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em nós.




 

Soli Deo Gloria


Aldair Ramos Rios

_____________________________________________________________________________________

¹CAVALCANTI, Robinson, Reflexão Ultimato: Protestantes: Autênticos católicos

²LOPES, Hernandes Dias/ http://hernandesdiaslopes.com.br/2011/09/o-que-fazer-quando-todos-os-fundamentos-sao-destruidos/

³HOEKEMA, Anthony A.; A Importância da Instrução Através de Catecismo/ http://www.monergismo.com/textos/teologia_pacto/instrucaocatecismo.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRÁTIS

  Você já viu propagandas que prometem “Ofertas grátis!”? Às vezes nós recebemos propagandas pelo correio que anunciam: “Grátis!” Essas coisas são realmente grátis? Freqüentemente você consegue um item grátis unicamente se primeiro adquirir outra coisa, ou precisa pagar o “frete” . Talvez você já tenha visto coisas em frente de jardim com uma placa presa a eles onde se lê: “Grátis”. São coisas que os donos não precisam ou não querem mais. 1   Se você visse uma propaganda que dissesse “Roupas Grátis!” ou “Brinquedos Grátis!”, o que você pensaria? Você imaginaria que essas roupas ou brinquedos eram usados? Presumiria que eram feios? Se soubesse, contudo, que eles eram bonitos, novinhos em folha, coisas de valor, você correria para conseguir algum, ou você ainda ficaria pensando qual era o truque?   Em nossa sociedade poucas coisas são grátis. Nós temos que comprar comida, roupas, material escolar, provisões para a casa...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

O homem não pode salvar-se a si mesmo

 A Bíblia é categórica em afirmar que todos pecaram. 1 Não há justo nenhum sequer. 2 O homem em seu estado natural está cego. 3 perdido. 4 e morto. 5 Ele está escravizado pela carne, pelo mundo e pelo diabo. 6 O homem é concebido em pecado. 7 e não tem poder para livrar-se dele por si mesmo. 8 O pecado atingiu todo o seu ser: mente, corpo e espírito. A não ser que Deus o salve, ele perecerá eternamente. 1 Rm 3:23; 2 Rm 3:10; 3 2 Co 4:4; 4 Lc 19:10; 5 Ef 2:1; 6 Ef 2:2,3; 7 Sl 51:5; 8 Jo 8:34. Fonte:http://hernandesdiaslopes.com.br/2005/10/a-soberania-de-deus-na-salvacao/