Pular para o conteúdo principal

COMO PENSO?

Você que frequentemente se vê atordoado diante dos ataques feitos a fé cristã, seria muitíssimo abençoado se perdesse (ou ganhasse) um tempo lendo bons textos sobre COSMOVISÃO CRISTÃ.

O tema é pertinente e desafiador, visto que, a cristandade ocidental já não consegue discernir a diferença entre a mão direita e a mão esquerda. Existe uma certa crença de que "quanto menos pensar, melhor pra fé". No entanto, não há como viver sem pensar, até o CRER é pensar, afirmava John Stott.  

Mas a questão não é se penso ou não penso, mas COMO PENSO? 

Visões de mundo nos levam a conclusões diferentes sobre questões específicas.

Thomas Sowell, economista norte-americano em seu livro "CONFLITO DE VISÕES", faz a seguinte observação: "Todos nós temos visões. Elas são as moldadoras silenciosas de nossos pensamentos", OU SEJA, todos nós interpretamos o mundo. E a interpretação que damos as coisas que estão a nossa volta, nunca é neutra.

O humanismo secular, por exemplo, além de transmitir uma interpretação anticristã do mundo, incute padrões de pensamentos anticristãos nos indivíduos (Guilherme V. R. Carvalho).

Diante, dessa realidade, qual deve ser a posição do cristão, à luz de Romanos 12:2, "conformar-se com o presente século ou transformar o entendimento?".

Certamente, todo o nosso pensar deve ser trazido cativo em obediência a Cristo. Mas como é que se pensa o mundo cristãmente?
 
Para Guilherme V. R. Carvalho, "o pensar cristão deve ser uma interpretação desse ato (PENSAR) a partir da cosmovisão cristã" (Artigo: Existe uma forma Cristã de Pensar?).

John Stott, faz a seguinte observação: "Uma [...] maneira - melhor e mais cristã- de abordar as complicadas questões dos dias de hoje consiste no desenvolvimento de uma mente cristã, ou seja, uma mente que captou as pressuposições básicas da Escritura e está completamente informada da verdade bíblica. Somente uma mente como essa é capaz de pensar com integridade cristã os problemas do mundo contemporâneo "(Livro: Mentalidade Cristã). 

O pensar cristão, segundo Guilherme estaria alicerçado "nos elementos básicos da Cosmovisão Cristã [...] “Criação-Queda-Redenção" (Artigo: Existe uma forma Cristã de Pensar?) 

John Stott, incluiria um quarto elemento, o que estaria intimamente ligado ao terceiro elemento, apresentado por Guilherme, assim escreve: 

"A Bíblia divide a história humana em eras que são marcadas não pela ascensão e queda de impérios, dinastias ou civilizações, mas por quatro eventos principais: a Criação, a Queda, a Redenção e a Consumação" (Livro: Mentalidade Cristã).

Certamente, o pensar cristão, não deve ser confundido com aquela mente que se ocupa diariamente com assuntos religiosos. A cosmovisão cristã abrange todas as áreas da vida, não há espaço para quaisquer outra visão de mundo. É bem conhecida a frase de Abraham Kuyper que diz que não há um centímetro da vida humana, a qual Cristo não tenha domínio.

E como conseguir uma mente assim?. John Stott, nos dá a receita:

"à proporção que estudamos os ensinamentos e o exemplo de Jesus e submetemos a mente conscientemente ao domínio de sua autoridade (Mt. 11.29), começamos  a pensar como ele. A mente de Cristo é gradativamente formada dentro de nós pelo Espírito Santo, que é o Espírito de Cristo. Passamos a ver as coisas através da sua perspectiva, e nossa visão se faz semelhante à dele" (Livro: Mentalidade Cristã).


 Que assim seja!

Oh! Pai conceda que pensemos assim o mundo, conforme a tua REVELAÇÃO ESPECIAL. E assim glorifiquemos a ti em tudo, incluindo com a nossa mente. Isso é o que te pedimos, pelos méritos de Cristo. Amém.


Aldair R. Rios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO FAÇA CONFUSÃO: LIVRE EXAME, NÃO É LIVRE INTERPRETAÇÃO

Geralmente quando saímos em defesa da confessionalidade, somos frequentemente mal compreendidos. E lá vem a voz do “crente biblicista”, com a seguinte argumentação: – Só leio a Bíblia.A questão não é se você lê a Bíblia (por que isso é obrigação de todo crente), mas como você lê? Vamos esclarecer? Defender a confessionalidade não é discutir a autoridade bíblica, mesmo por que, partimos da AFIRMAÇÃO que a Escritura Sagrada sempre será nossa única regra de fé e prática. O que queremos dizer com isso é que seria impossível ler as Sagradas Escrituras sem pressupostos interpretativos e teológicos. No texto de Davi Charles Gomes, postado no site Coram Deo¹, encontramos a seguinte constatação. Toda interpretação (toda "leitura") parte de pressupostos, de uma experiência pessoal, de uma história; ela nunca é uma leitura "neutra", destituída de preconceitos e outros antecedentes. Basta lembrar que a própria língua de cada povo já estabelece limit...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

A SABEDORIA DE DEUS

A SABEDORIA DE DEUS   Atributo intelectual de Deus. Aspecto particular do conhecimento divino. A sabedoria é o conhecimento intuitivo aplicado.   Em Deus a sabedoria é infinita. CARACTERISTICAS É essencial em Deus   Não pode ser separado de Deus, nem foi acrescido ou veio a lhe pertencer É originária em Deus – Rm 11.34, Is 40.14. É propriedade de Deus e ele pode concedê-la a outros. É necessária em Deus – Rm 16.27. É incompreensível – Sl 147.5, Sl 92.5, Rm 1.33, Jó 11.5-9.   É eterna – Pv 8.22-31; Jó 12.12,13.   REVELAÇÃO DA SABEDORIA          É revelada em Cristo - Cl 2.1-3.       É proclamada através da Igreja – Ef 3.8-13.   EVIDÊNCIAS DA SABEDORIA Criação – Sl 104,24, Pv 3.19, Jr 10.12, Jr 51.15, Pv 8.22-36.   seres humanos – Pv 2 e 3.   SEM A SABEDORIA   Outras virtudes de Deus seriam sem brilho Deus não poderia governar o universo – Jó 12.13-16, Dn ...