Pular para o conteúdo principal

LOUVOR: um belíssimo convite ao prazer.





"Tu me farás ver os caminhos da vida; na Tua presença há plenitude de alegria, 
na tua destra, delícias perpetuamente"
Salmo 16.11

"És grande, Senhor, e digno de todo o louvor... Fizeste-nos para Ti e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em Ti"
Santo Agostinho

Por Wilson Porte Jr.

Louvar a Deus é algo incrível. 

Louvar não é cantar, não é pregar, não é ler, não é orar. Podemos estar com os lábios e olhos fechados e, ainda assim, louvar. Louvar tem a ver com motivação, com aquilo que está em seu coração. Louvor tem a ver com aquilo que enche seu coração (Mt 12.34).

No salmo 148, Deus convoca céus e terra para louvá-lo. E diz que todos estes lhe obedecem quando convocados à adoração. Curiosamente, os céus e a terra são mais obedientes do que os homens.

Neste belíssimo convite ao louvor, os primeiros a serem convidados (1-6) são os anjos e os astros (sol, lua, estrelas). A razão para o louvor é o fato deles terem sido criados por Ele. Ele os criou e os estabeleceu. Em Colossenses 1.17, Ele diz que os astros só existem por que Ele os sustenta.

Sem Seu soberano cuidado, eles (anjos e astros) já teriam deixado de existir a tempos! Ele os criou, por isso os convida ao louvor, ao desfrute dEle mesmo. Afinal, louvá-lo nada mais é do que desfrutar dEle. Trata-se de um grande privilégio o louvor. Só o sabe que O louva.

Nos versos seguintes (7-12), a terra é convidada a louvar! Monstros marinhos, abismos, fogo, saraiva, neve, vapor, ventos, montanhas, árvores, feras, gados, répteis, e, por fim, seres humanos, de todas as idades, são convidados ao louvor.

Não, isso não é mitologia! Não trata-se de um conto de magia ou ficção. Deus está realmente chamando Sua criação a louvá-lo! Mas como?

Tudo na criação revela a glória de Deus. No revelar de Sua glória está o louvor ao Seu nome, Seu poder. Percebemos na criação a Sua sabedoria, Sua autoridade, Sua onisciência, Sua onipotência (Ele criou tudo do nada), Sua engenhosidade, Sua habilidade artística ("e viu que era bom"), enfim, dentre muitas outras coisas.

Assim, o louvor a Deus é dado pela exposição natural de quem Ele é. Obviamente, esta revelação não é capaz de trazer salvação ao homem. Apenas é capaz de torná-lo ainda mais indesculpável.

De fato, é impossível sabermos claramente como os animais, o vento, a tempestade, as estrelas, e tudo o mais louva ao Senhor. Todavia, percebemos Deus falando com toda a criação e esta lhe respondendo. 

Lembre-se de Jonas! Quando ele esteva no ventre do grande peixe, Deus apenas falou com o peixe e este logo vomitou Jonas na praia. Deus fala, o peixe obedece (mais prontamente do que o próprio Jonas).

"Todo o ser que respira, louve ao Senhor" (Salmo 150.6). Sem dúvida, há uma certa forma de relacionamento de Deus com as outras criaturas que respiram. Mas, a nós não é dado o conhecer deste relacionamento mais a fundo. 

Eu acredito que todas as criaturas podem louvar a Deus, mas de uma forma diferente da que nós louvamos. Como a Bíblia não é clara sobre o louvor que é dado pelas demais criaturas, nós não podemos entender mais claramente como é esse louvor que Ele recebe das estrelas ou do fogo ou dos répteis, por exemplo.

O salmo 148 termina (13-14) com um convite ao povo escolhido. Seu povo, mais do que todos, deve louvá-lo. Homens e mulheres que antes estavam perdidos, mas agora estão em Seus braços, antes estavam condenados, mas agora estão perdoados, ninguém mais do que estes tem motivos para louvá-lo.

Quando O louvamos, Ele nos exalta, nos arrebata, nos ergue, nos levanta. Sentimos como se estivéssemos em outro lugar. Quando O louvamos, encontramos paz. Desfrutamos dEle. Por isso, louvar é algo incrível. Algo maravilhoso. Sobrenatural. Arrebatador.

Louve-O hoje mesmo. Pare tudo o que estiver fazendo ou o que está por fazer. Separe um tempo para louvá-lo, para admirá-lo, para dizer a Ele o quanto você O ama e o quanto você é grato por ser convidado para louvá-lo por toda a eternidade. Você é dEle, e Ele, por graça, é seu. Ele se deu a você e deseja que você O ame assim como Ele ama você.

Louvado seja o Senhor!
Fonte: http://wilsonporte.blogspot.com.br/2013/04/louvor-um-belissimo-convite-ao-prazer.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRÁTIS

  Você já viu propagandas que prometem “Ofertas grátis!”? Às vezes nós recebemos propagandas pelo correio que anunciam: “Grátis!” Essas coisas são realmente grátis? Freqüentemente você consegue um item grátis unicamente se primeiro adquirir outra coisa, ou precisa pagar o “frete” . Talvez você já tenha visto coisas em frente de jardim com uma placa presa a eles onde se lê: “Grátis”. São coisas que os donos não precisam ou não querem mais. 1   Se você visse uma propaganda que dissesse “Roupas Grátis!” ou “Brinquedos Grátis!”, o que você pensaria? Você imaginaria que essas roupas ou brinquedos eram usados? Presumiria que eram feios? Se soubesse, contudo, que eles eram bonitos, novinhos em folha, coisas de valor, você correria para conseguir algum, ou você ainda ficaria pensando qual era o truque?   Em nossa sociedade poucas coisas são grátis. Nós temos que comprar comida, roupas, material escolar, provisões para a casa...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

O homem não pode salvar-se a si mesmo

 A Bíblia é categórica em afirmar que todos pecaram. 1 Não há justo nenhum sequer. 2 O homem em seu estado natural está cego. 3 perdido. 4 e morto. 5 Ele está escravizado pela carne, pelo mundo e pelo diabo. 6 O homem é concebido em pecado. 7 e não tem poder para livrar-se dele por si mesmo. 8 O pecado atingiu todo o seu ser: mente, corpo e espírito. A não ser que Deus o salve, ele perecerá eternamente. 1 Rm 3:23; 2 Rm 3:10; 3 2 Co 4:4; 4 Lc 19:10; 5 Ef 2:1; 6 Ef 2:2,3; 7 Sl 51:5; 8 Jo 8:34. Fonte:http://hernandesdiaslopes.com.br/2005/10/a-soberania-de-deus-na-salvacao/