Pular para o conteúdo principal

Respondendo alguns questionamentos



Ora se é Deus quem escolhe pessoas para salvação, significa então que, se uma pessoa tentar buscar a Deus ela será recusada ?

É obvio que não, Jesus mesmo disse “o que vier a mim de modo nenhum o lançarei fora” (Jo 6:37)...mas essa é só uma parte da revelação de Deus. A Bíblia nos revela que o homem na sua condição natural está completamente escravizado pelo pecado, sem nenhuma habilidade em coisas espirituais (Jer. 13:23/ Jo 6:65). Contudo, isso não destrói a livre agência do homem, pois a sua permanência no pecado não é devido a compulsão externa ou constrangimento senão ao seu próprio caráter que o faz preferir mais as trevas do que a luz (Jo 3:19). O pecador é livre como o Urubu é livre, mas do que ele se alimenta?... da mesma forma o pecador é livre pra fazer o que quiser, mas o que ele quer é PECAR.

O homem em seu estado natural ama tanto o pecado, que ele não busca a Deus. Na carta aos Romanos, Paulo faz a seguinte afirmação:

“Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, NÃO HÁ QUEM BUSQUE A DEUS; todos se extraviaram, á uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nenhum sequer...”(Rom. 3:10-12)

Se alguém um dia buscou a Deus, foi por que Deus o buscou primeiro. O mesmo Jesus que afirmou não rejeitar aquele que for a ele, também fez a seguinte afirmação: “NINGUÉM pode vir a mim SE O PAI, que me enviou não o trouxer” (Jo 6:44) e mais “Todo aquele o pai me dá, esse virá a mim...”.. Ora, é por isso que acreditamos que a salvação é pela graça, mediante a fé, e que ambos são DOM DE DEUS, conforme as palavras de Paulo em sua carta aos Efésios no cap. 2.8-9. A fé é Dom de Deus; a incredulidade é nossa por natureza. Em Deus não está, de forma alguma, a causa ou culpa desta incredulidade. O homem tem a culpa dela, tal como de todos os demais pecados. Mas a fé em Jesus Cristo e também a salvação por meio dEle são dons gratuitos de Deus, como está escrito: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus..." (Ef 2:8). Semelhantemente, "Porque vos foi concedida a graça de..." crer em Cristo (Fp 1:29).

Alguns questionam “seguindo essa lógica não seria conveniente pregar o Evangelho...”

Primeiro, o Evangelho nunca vai ser “lógico”, segundo a “lógica humana”... “Não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?...Pois está escrito :  Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos” (1 Co 1:20,19). A Escritura nos afirma que a “Palavra da cruz é loucura para os que perecem...”(1 Co  1:18). A segunda questão é que “é mais do que conveniente pregar o Evangelho...” ...Primeiro, por que Jesus mandou, segundo; por que para todo fim, Deus determinou um meio, e ele determinou salvar pecadores pela “ loucura da pregação” (1 Co  1:21). Para que os homens sejam conduzidos à fé, Deus envia, em sua misericórdia, mensageiros desta mensagem muito alegre a quem e quando Ele quer. Pelo ministério deles, os homens são chamados ao arrependimento e à fé no Cristo crucificado. Porque "...como crerão naquele de quem nada ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados?..." (Rom. 10:14, 15).

Tais afirmações são motivadas pela incompreensão desta verdade, como se Deus devesse alguma coisa ao homem. Salvação não é escolha de candidatos, não é uma questão de chance, mas uma questão de graça.  Quem perece, “perece por causa de seus pecados” estes recebem justiça, quem é salvo, “é salvo pela graça, que significa – FAVOR NÃO MERECIDO”. Jesus é um salvador que salva pecadores, ou seja ele é o AGENTE DA SALVAÇÃO, se não fosse assim não seria SUFICIENTE SALVADOR. Por isso, ninguém jamais vai reclamar de ter sido rejeitado por Jesus, enquanto o buscava, por que se o buscava é por que fora ensinado e conduzidos até Jesus pelo Pai, não diz a Bíblia que “o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido?” (Luc 19.10). Ora quem está perdido precisa ser encontrado, não sabe o caminho, portanto, qualquer pessoa que foi encontrada por Cristo e vai até ele com verdadeira fé e arrependido jamais será lançado fora, ele continua chamando... “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve."(Mat. 11:28-30)...

Um forte abraço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO FAÇA CONFUSÃO: LIVRE EXAME, NÃO É LIVRE INTERPRETAÇÃO

Geralmente quando saímos em defesa da confessionalidade, somos frequentemente mal compreendidos. E lá vem a voz do “crente biblicista”, com a seguinte argumentação: – Só leio a Bíblia.A questão não é se você lê a Bíblia (por que isso é obrigação de todo crente), mas como você lê? Vamos esclarecer? Defender a confessionalidade não é discutir a autoridade bíblica, mesmo por que, partimos da AFIRMAÇÃO que a Escritura Sagrada sempre será nossa única regra de fé e prática. O que queremos dizer com isso é que seria impossível ler as Sagradas Escrituras sem pressupostos interpretativos e teológicos. No texto de Davi Charles Gomes, postado no site Coram Deo¹, encontramos a seguinte constatação. Toda interpretação (toda "leitura") parte de pressupostos, de uma experiência pessoal, de uma história; ela nunca é uma leitura "neutra", destituída de preconceitos e outros antecedentes. Basta lembrar que a própria língua de cada povo já estabelece limit...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

A SABEDORIA DE DEUS

A SABEDORIA DE DEUS   Atributo intelectual de Deus. Aspecto particular do conhecimento divino. A sabedoria é o conhecimento intuitivo aplicado.   Em Deus a sabedoria é infinita. CARACTERISTICAS É essencial em Deus   Não pode ser separado de Deus, nem foi acrescido ou veio a lhe pertencer É originária em Deus – Rm 11.34, Is 40.14. É propriedade de Deus e ele pode concedê-la a outros. É necessária em Deus – Rm 16.27. É incompreensível – Sl 147.5, Sl 92.5, Rm 1.33, Jó 11.5-9.   É eterna – Pv 8.22-31; Jó 12.12,13.   REVELAÇÃO DA SABEDORIA          É revelada em Cristo - Cl 2.1-3.       É proclamada através da Igreja – Ef 3.8-13.   EVIDÊNCIAS DA SABEDORIA Criação – Sl 104,24, Pv 3.19, Jr 10.12, Jr 51.15, Pv 8.22-36.   seres humanos – Pv 2 e 3.   SEM A SABEDORIA   Outras virtudes de Deus seriam sem brilho Deus não poderia governar o universo – Jó 12.13-16, Dn ...