Pular para o conteúdo principal

Efeitos da Queda

 
Paul Mizzi


Deus criou o homem mutável, mas sem maldade. Deus fez o homem santo, justo e sábio, e tendo uma bendita comunhão com seu Criador. Mas Adão não foi estabelecido irrevogavelmente em santidade, como os anjos eleitos o foram. Ele era bom, todavia, ele poderia cair de sua bondade e perder sua posição justa diante de Deus.
De forma alguma pode este estado ser descrito como mal; ele era manifestadamente bom, porque tudo o que Deus criou era muito bom. Como o homem veio das mãos de seu Criador, o homem era bom, mas ele podia mudar de um estado de bondade para um estado de depravação e pecado. Isto é exatamente o que de fato aconteceu historicamente - o que nos referimos como sendo a Queda do homem, que ocorreu devido à deliberada desobediência do homem, em escolher o mal voluntariamente, não sendo constrangido para assim o fazer.
A Queda de Adão em pecado e desobediência ao seu Criador afetou as comunicações entre Deus e o homem.
Embora Deus tenha, por Seu ato criativo especial, trazido o homem à existência, tendo justiça, santidade e conhecimento, de acordo com a Sua imagem e segundo Sua semelhança, por sua desobediência deliberada o homem instantaneamente se tornou injusto, impuro e obscurecido em seus pensamentos. Inicialmente o homem desfrutava de doce e direta comunhão com seu Criador, que (metaforicamente) encontrava-se com ele na viração do dia. Adão procurava comunhão e a desfrutava.
Assim que ele procurou viver independentemente de Deus, quebrando Seu mandamento, Adão se escondeu; ele fugiu de Deus e ficou com vergonha de si mesmo (estando nu) e de seu Criador. Antes Adão não tinha causa para argüir com seu Criador; agora, assim que Deus o questiona (para trazê-lo à confissão), Adão se escusa e virtualmente culpa ao Criador por providenciar uma companheira para ele, a qual foi instrumental em sua queda.
O intelecto do homem é usado perversamente, ao invés de ser usado para admirar e adorar a Deus. Não somente foi assim com Adão, mas com todos seus descendentes por procriação natural. O homem, pensando ser sábio, inventa para si mesmo caminhos e meios para cumprir sua religiosidade, caindo em idolatria, trazendo sobre si a ira de Deus (Romanos 1). Agora ninguém busca cuidadosamente a Deus; todos eles viraram as costas para Deus (Romanos 3).
Embora fingindo estudar Deus, o homem realmente odeia a própria idéia de um Deus Soberano e Absoluto que considera o homem responsável. O homem murmura muita oração, mas não ao Deus verdadeiro. Embora seja informado de como retornar para Deus - através do evangelho - o homem não está desejoso de restabelecer comunicações com Deus.
O homem não é somente indisposto, mas também incapaz; a menos que seja feito disposto pela graça de Deus. Uma comunicação correta e vital é, dessa forma, estabelecida pela iniciativa de Deus e pela Sua graça. Deixado por si mesmo o homem arrogantemente presume conhecer a Deus e estar numa agradável comunhão com Ele: nada pode estar mais longe da verdade! (Efésios 2:1-3,12-13; 4:17-21).


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 22 de Abril de 2004.
 
Fonte: http://www.monergismo.com/textos/pecado_original/homem_queda_mizzi.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO FAÇA CONFUSÃO: LIVRE EXAME, NÃO É LIVRE INTERPRETAÇÃO

Geralmente quando saímos em defesa da confessionalidade, somos frequentemente mal compreendidos. E lá vem a voz do “crente biblicista”, com a seguinte argumentação: – Só leio a Bíblia.A questão não é se você lê a Bíblia (por que isso é obrigação de todo crente), mas como você lê? Vamos esclarecer? Defender a confessionalidade não é discutir a autoridade bíblica, mesmo por que, partimos da AFIRMAÇÃO que a Escritura Sagrada sempre será nossa única regra de fé e prática. O que queremos dizer com isso é que seria impossível ler as Sagradas Escrituras sem pressupostos interpretativos e teológicos. No texto de Davi Charles Gomes, postado no site Coram Deo¹, encontramos a seguinte constatação. Toda interpretação (toda "leitura") parte de pressupostos, de uma experiência pessoal, de uma história; ela nunca é uma leitura "neutra", destituída de preconceitos e outros antecedentes. Basta lembrar que a própria língua de cada povo já estabelece limit...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

A SABEDORIA DE DEUS

A SABEDORIA DE DEUS   Atributo intelectual de Deus. Aspecto particular do conhecimento divino. A sabedoria é o conhecimento intuitivo aplicado.   Em Deus a sabedoria é infinita. CARACTERISTICAS É essencial em Deus   Não pode ser separado de Deus, nem foi acrescido ou veio a lhe pertencer É originária em Deus – Rm 11.34, Is 40.14. É propriedade de Deus e ele pode concedê-la a outros. É necessária em Deus – Rm 16.27. É incompreensível – Sl 147.5, Sl 92.5, Rm 1.33, Jó 11.5-9.   É eterna – Pv 8.22-31; Jó 12.12,13.   REVELAÇÃO DA SABEDORIA          É revelada em Cristo - Cl 2.1-3.       É proclamada através da Igreja – Ef 3.8-13.   EVIDÊNCIAS DA SABEDORIA Criação – Sl 104,24, Pv 3.19, Jr 10.12, Jr 51.15, Pv 8.22-36.   seres humanos – Pv 2 e 3.   SEM A SABEDORIA   Outras virtudes de Deus seriam sem brilho Deus não poderia governar o universo – Jó 12.13-16, Dn ...