Pular para o conteúdo principal

A intimidade me revela


Intimidade é uma virtude que poucos querem no atual mundo marcado pela superficialidade, cujas relações sociais são tão descartáveis quanto copinhos plásticos de café. Num século em que as relações mais intensas transitam pelo mundo virtual, poucos querem de fato experimentar quaisquer tipos de convivência permeada por intimidade. Tal dificuldade se dá em razão dos efeitos que esse tipo de relação provoca. Relações íntimas são avassaladoras, pois revelam quem realmente sou, revelam os sonhos que dirigem minhas ações, revelam meus defeitos mais secretos, meus vícios disfarçados sob o manto de virtudes, revelam minhas deficiências, minha humanidade; enfim, relações íntimas revelam as fraquezas mais imperceptíveis. É impossível esconder algo de alguém, quando se é íntimo desse alguém. Não há como “parecer ser” diante de quem de fato nos conhece. Com gente íntima simplesmente somos. E pronto.

As Escrituras revelam que Deus é a favor da intimidade. Segundo a Bíblia, “a intimidade do Senhor é para os que o temem aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Salmo 25.14). Diz mais; diz ainda que “o Senhor abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade” (Provérbios 3.22). Deus trata com intimidade os retos, os que anseiam por uma vida íntegra. Ele se dá a conhecer àqueles que se permitem serem seus íntimos amigos. Com estes o Senhor faz um acordo, a estes Ele “dá a conhecer a sua aliança”.

A maturidade cristã passa pela intimidade. À medida que cresço na vida cristã eu me torno íntimo do Senhor. Logo, intimidade é um indicativo de maturidade espiritual. É curioso que a vida cristã começa com grande intimidade com Deus, mas essa intimidade pode se perder pelo caminho.

A conversão, por meio da entrega de toda sua existência a Jesus é algo que só ocorre com intimidade. Só quem teve uma experiência real de conversão sabe quão intenso é aquele momento. Eu me lembro da intensidade do encontro daquela mulher aos pés de Jesus. Fico imaginando ela entrando na casa, já com a voz embargada, no limite do choro. Ali ela estava conhecendo o seu salvador, a cada palavra ouvida, a cada promessa proclamada, a cada parábola de esperança anunciada. Pouco tempo depois e a vemos aos pés de Jesus num choro grande, daqueles de fazer soluçar ao final. Chorava tanto, que tentava enxugar os pés do Senhor com seus próprios cabelos (Lucas 7.38). Intimidade faz isso. Faz a gente se derramar e não conseguir prender o choro diante de quem se ama.

A igreja precisa de gente assim, íntima de Deus. Precisa de gente que não se contenta com o comum, com a linha mediana, com o óbvio. A igreja precisa de vidas que se gastem com Deus, por compreender que viver assim é o que há de melhor.


Em todos os encontros com Jesus podemos perceber uma mudança profunda na vida daqueles que não tiveram receio de se entregar de corpo e alma numa relação de intimidade. Da mulher samaritana, nos Evangelhos, passando por Paulo, até chegar a João, escrevendo o Apocalipse na ilha de Patmos, todos foram transformados numa relação de intimidade com o seu Redentor. Por isso, intimidade é o elemento espiritual fundamental que todo cristão deve buscar, pois trata de um relacionamento profundo com Deus.

Cabe a mim decidir viver como a maioria, ou como aqueles que um dia entenderam que esse modo de vida é a chave para uma vida abundante. Estes que decidiram viver intimamente com o Senhor, certamente também dizem: "Prefiro estar à porta do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade, pois um dia nos teus átrios vale mais que mil" (Salmo 84.10).

Por: Samuel Costa

Fonte:http://samuelcostablog.blogspot.com.br/#!/2012/11/a-intimidade-me-revela.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO FAÇA CONFUSÃO: LIVRE EXAME, NÃO É LIVRE INTERPRETAÇÃO

Geralmente quando saímos em defesa da confessionalidade, somos frequentemente mal compreendidos. E lá vem a voz do “crente biblicista”, com a seguinte argumentação: – Só leio a Bíblia.A questão não é se você lê a Bíblia (por que isso é obrigação de todo crente), mas como você lê? Vamos esclarecer? Defender a confessionalidade não é discutir a autoridade bíblica, mesmo por que, partimos da AFIRMAÇÃO que a Escritura Sagrada sempre será nossa única regra de fé e prática. O que queremos dizer com isso é que seria impossível ler as Sagradas Escrituras sem pressupostos interpretativos e teológicos. No texto de Davi Charles Gomes, postado no site Coram Deo¹, encontramos a seguinte constatação. Toda interpretação (toda "leitura") parte de pressupostos, de uma experiência pessoal, de uma história; ela nunca é uma leitura "neutra", destituída de preconceitos e outros antecedentes. Basta lembrar que a própria língua de cada povo já estabelece limit...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

A SABEDORIA DE DEUS

A SABEDORIA DE DEUS   Atributo intelectual de Deus. Aspecto particular do conhecimento divino. A sabedoria é o conhecimento intuitivo aplicado.   Em Deus a sabedoria é infinita. CARACTERISTICAS É essencial em Deus   Não pode ser separado de Deus, nem foi acrescido ou veio a lhe pertencer É originária em Deus – Rm 11.34, Is 40.14. É propriedade de Deus e ele pode concedê-la a outros. É necessária em Deus – Rm 16.27. É incompreensível – Sl 147.5, Sl 92.5, Rm 1.33, Jó 11.5-9.   É eterna – Pv 8.22-31; Jó 12.12,13.   REVELAÇÃO DA SABEDORIA          É revelada em Cristo - Cl 2.1-3.       É proclamada através da Igreja – Ef 3.8-13.   EVIDÊNCIAS DA SABEDORIA Criação – Sl 104,24, Pv 3.19, Jr 10.12, Jr 51.15, Pv 8.22-36.   seres humanos – Pv 2 e 3.   SEM A SABEDORIA   Outras virtudes de Deus seriam sem brilho Deus não poderia governar o universo – Jó 12.13-16, Dn ...