Pular para o conteúdo principal

Dez Lições Decorrentes de um Túmulo Vazio



Que lições poderíamos tirar desse fato maravilhoso e único?

 Lição 1 – Com o Túmulo Vazio Teve Início a Redenção da Natureza

Não foram somente as pessoas que caíram quando do Pecado Original, mas a Criação, que “geme” na busca da sua redenção. O terremoto e o eclipse quando Jesus expirou são sinais desse processo.

 
Lição 2 – Com o Túmulo Vazio Teve Fim o Sacrifício de Animais

O sacrifício existiu em muitas religiões. Em Israel o Cordeiro apontava para o “Cordeiro de Deus” que livraria o pecado do mundo. Não se realizava sacrifícios em sinagogas, mas apenas no Templo, que foi destruído, e mesmo com o novo Estado de Israel, o Templo não foi reconstruído, nem os sacrifícios reiniciados.

 Lição 3 – Com o Túmulo Vazio Teve Início o Sacerdócio de Todos os Fiéis

Cessou o monopólio da tribo de Levi e dos Israelitas, o véu do templo se rasgou. Cada cristão tem acesso ao Pai pelo Filho e pode levar pessoas a Deus e trazer Deus às pessoas, pela ação do Espírito Santo e a instrumentalidade da Palavra e dos Sacramentos.

 Lição 4 – Com o Túmulo Vazio Teve o Fim da Antiga Aliança

O povo de Israel esgotou o seu protagonismo especial. O Templo foi destruído. Cessou o Pacto da Lei.

 Lição 5 – Com o Túmulo Vazio Teve Início a Nova Aliança

Uma Nova e Eterna Aliança. A Páscoa deu lugar a Eucaristia. A Lei deu Lugar à Graça para um povo universal de sacerdotes, portadores das Boas Novas, o Evangelho. Um povo de pedras vivas que constroem um templo espiritual assentado e Cristo, a pedra angular, ao mesmo tempo em que cada fiel é um templo vivo do Espírito Santo.

 Lição 6 – Com o Túmulo Vazio Teve a Morte Derrotada

O triunfo absoluto do milagre, o ex-cadáver venceu a morte, como protótipo de todos os salvos que ressuscitarão, com um Corpo Glorificado (nova estrutura molecular). Ele é “a primícia dos que dormem”, a morte não tem mais a última palavra.

 Lição 7 – Com o Túmulo Vazio Teve Derrotado o Pecado

O salário (absolutamente igualitário, sem flutuação, nem reajustes...) do pecado é a morte. E todos pecaram e estão carentes da Graça de Deus. A redenção ocorrida na cruz foi dramaticamente confirmada na ressurreição. Abriu-se a possibilidade completa do perdão e os portões para uma nova vida.

 Lição 8 – Com o Túmulo Vazio Teve Derrotado Satanás

Uns não acreditam que o inimigo exista (mas o inimigo acredita neles..), ou se refere ao mesmo apenas nos manuais de teologia, enquanto outros falam nele demais e conferem ao mesmo um poder que ele não tem. Ele é uma realidade que tenta, induz e possui. Cristo desceu ao Hades (como afirmava Lutero) para se mostrar vitorioso diante das trevas. Qualquer que seja a luta atual, satanás já está derrotado.

 Lição 9 – Com o Túmulo Vazio Teve Derrotada a História Fechada

Religiões, Filosofias e Ideologias Políticas e Econômicas têm, em diversas épocas, tentado fechar a história, com seus determinismos, roubando a liberdade, a inconformação e a criatividade. O Túmulo Vazio devolve a esperança e a possibilidade de se cumprir o mandato cultural, na diversidade de vocações no Reino, como antecipação e processo escatológico até a Nova Criação em sua plenitude; o Novo Céu e a Nova Terra.

 Lição 10 – Com o Túmulo Vazio a Igreja Vem a Existir

Os redimidos, ensaio da nova humanidade, vanguarda do Reino, antecipação da plenitude, Novo Israel, nação santa, sacerdócio real, povo eleito e de propriedade de Deus, a Nova Aliança na História para a eternidade, que deve ser entendida, apropriada e vivenciada; vencidas as tentações de reduzi-la a uma mera instituição, a uma comunidade informal sem instituição, a um clube religioso local, ou a uma seita. Não se pode negar, reduzir o valor ou a amplitude de algo específico e de altíssimo valor no coração de Deus.
Essa lista não esgota as decorrências. Você poderá ampliá-la, mas, dificilmente reduzi-la. A ressurreição completa o tripé especial da economia da salvação, juntamente com a manjedoura e a cruz sangrenta.

Cristo ressuscitou! Verdadeiramente Ele ressuscitou. Aleluia! Construamos o nosso projeto de vida a partir das suas decorrências.



+ Dom Robinson Cavalcanti,

Fonte: http://www.dar.org.br/bispo/80-sermoes/2211-sermao-dez-licoes-decorrentes-de-um-tumulo-vazio.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO FAÇA CONFUSÃO: LIVRE EXAME, NÃO É LIVRE INTERPRETAÇÃO

Geralmente quando saímos em defesa da confessionalidade, somos frequentemente mal compreendidos. E lá vem a voz do “crente biblicista”, com a seguinte argumentação: – Só leio a Bíblia.A questão não é se você lê a Bíblia (por que isso é obrigação de todo crente), mas como você lê? Vamos esclarecer? Defender a confessionalidade não é discutir a autoridade bíblica, mesmo por que, partimos da AFIRMAÇÃO que a Escritura Sagrada sempre será nossa única regra de fé e prática. O que queremos dizer com isso é que seria impossível ler as Sagradas Escrituras sem pressupostos interpretativos e teológicos. No texto de Davi Charles Gomes, postado no site Coram Deo¹, encontramos a seguinte constatação. Toda interpretação (toda "leitura") parte de pressupostos, de uma experiência pessoal, de uma história; ela nunca é uma leitura "neutra", destituída de preconceitos e outros antecedentes. Basta lembrar que a própria língua de cada povo já estabelece limit...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

A SABEDORIA DE DEUS

A SABEDORIA DE DEUS   Atributo intelectual de Deus. Aspecto particular do conhecimento divino. A sabedoria é o conhecimento intuitivo aplicado.   Em Deus a sabedoria é infinita. CARACTERISTICAS É essencial em Deus   Não pode ser separado de Deus, nem foi acrescido ou veio a lhe pertencer É originária em Deus – Rm 11.34, Is 40.14. É propriedade de Deus e ele pode concedê-la a outros. É necessária em Deus – Rm 16.27. É incompreensível – Sl 147.5, Sl 92.5, Rm 1.33, Jó 11.5-9.   É eterna – Pv 8.22-31; Jó 12.12,13.   REVELAÇÃO DA SABEDORIA          É revelada em Cristo - Cl 2.1-3.       É proclamada através da Igreja – Ef 3.8-13.   EVIDÊNCIAS DA SABEDORIA Criação – Sl 104,24, Pv 3.19, Jr 10.12, Jr 51.15, Pv 8.22-36.   seres humanos – Pv 2 e 3.   SEM A SABEDORIA   Outras virtudes de Deus seriam sem brilho Deus não poderia governar o universo – Jó 12.13-16, Dn ...