Pular para o conteúdo principal

O Antigo Evangelho

"Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede; perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele, e achareis descanso para as vossas almas..." (Jr 6:16)
Quem nunca leu o livreto " O Antigo Evangelho" da editora Fiel, devia dar uma conferida no seu conteúdo. Na verdade o livro é um "ensaio introdutório ao livro de John Owen, A morte da morte na morte de Cristo". O autor do livro J. I. Packer procura mostrar as diferenças de conteúdo entre o Antigo e o novo evangelho, analisando também o impacto causado por cada uma deles na vida dos pecadores...
"Não há dúvidas de que o mundo evangélico de nossos dias encontra-se em um estado de perplexidade e flutuação...se descermos até a raiz da questão, descobriremos que estas perplexidades, em última análise, deve-se ao fato que temos perdido de vista o evangelho bíblico...durante os últimos cem anos temos trocado o evangelho por um substituto que, embora lhe seja semelhante quanto a determinado pormenores, trata-se de um produto totalmente diferente... O Assunto abordado pelo antigo evangelho era Deus e os Seus caminhos com os homens; e o assunto abordado pelo novo é o homem e a ajuda que Deus lhe dá" (J. I. Packer / páginas 2 e 3)
A precisão com que ele analisa os fatos é de admirar; o autor procura mostrar, que se quisermos pregar o evangelho Bíblico, não existe outro caminho, a não ser pregar aquilo que hoje é apelidado de Calvinismo. Gostaria de aproveitar o texto e fazer uma reflexão sobre a situação evangélica atual:
"Não há dúvidas de que o mundo evangélico de nossos dias encontra-se em um estado de perplexidade e flutuação"
Seria exagero da parte do autor, afirmar tal coisa?

É claro que não...muitos de nós; estamos cansados de ver na mídia, escândalos envolvendo líderes evangélicos, o que tem levado a igreja perder o prestígio que tinha anteriormente perante a sociedade. Afinal, afirmam hoje "Templo é dinheiro"...a situação que chegamos é lamentável, a casa de oração virou comércio, o verdadeiro evangelho foi trocado por um outro evangelho, pelo FALSO EVANGELHO, não se fala mais na Cruz de Cristo, não se fala mais contra o pecado...não sabemos mais o que realmente é o Cristianismo, quais são as verdades que influênciaram multidões de pessoas no passado, perdemos a nossa identidade, não sabemos mais, nem mesmo que nós somos.


"se descermos até a raiz da questão, descobriremos que estas perplexidades, em última análise, deve-se ao fato que temos perdido de vista o evangelho bíblico..."

O que temos ouvido, hoje em dia em cima de nossos púlpitos é de arrepiar os cabelos. Um certo escritor disse, que "precisaríamos ser onisciente, para saber, tudo o que estão pregando por ai"

O que você sabe sobre, Regeneração ? Justificação? Providência de Deus?....Com certeza quase nada, não é mesmo? Como saber ,se não nos ensinam? Como defender a nossa fé, sem ao menos conhecê-la?
Realmente o evangelho antropocêntrico está em alta em nossos dias, quando abordamos assuntos como a Soberania de Deus, somos logo rotulados de "fatalistas e deterministas", por que Será? A verdade é que não conseguem ouvir a sã doutrina, sentem coceiras nos ouvidos, quando as proclamamos...na verdade qual é a mensagem pregada por eles?
A mensagem do humanismo... quem está no centro de todas as coisas para os humanistas? "o homem"
Dessa mesma, a igreja tem deixado de render ,toda a glória a Deus somente, para dividi-la com os homens.

"durante os últimos cem anos temos trocado o evangelho por um substituto que, embora lhe seja semelhante quanto a determinado pormenores, trata-se de um produto totalmente diferente... "

E o quanto mudou mesmo...leia os textos de homens de Deus como Spurgeon, Calvino, Lutero, John Bunyan, George Withfield, Jonathan Edward´s, dentre outros, veja as principais confissões de fé da igreja do passado e compare com tudo o que temos ouvido hoje.
Mudou a forma de ver Deus, de ver a morte de Jesus, de ver a salvação, de ver o pecado e de ver o homem...poderia seguir como uma lista de mudanças que ocorreram...afinal quem está no rumo certo?
É evidente que não somos nós, e é vergonhoso encontrar declarações como essas..."Quanto mais os evangélicos crescem, menos eles mudam a cara do país" Por que Será?
Que Deus tenha misericórdia de nós
Olhemos para o passado e contemplemos, multidões e mais multidões de cristão que morreram confiando no evangelho da graça de Deus, você já se perguntou por que eles morriam muitas vezes cantando? Na verdade eles conheciam o evangelho, que multidões de "cristãos" hoje ainda não conhecem...
"...perguntai pelas veredas antigas"
Sola Gratia.
 
Aldair Ramos Rios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRÁTIS

  Você já viu propagandas que prometem “Ofertas grátis!”? Às vezes nós recebemos propagandas pelo correio que anunciam: “Grátis!” Essas coisas são realmente grátis? Freqüentemente você consegue um item grátis unicamente se primeiro adquirir outra coisa, ou precisa pagar o “frete” . Talvez você já tenha visto coisas em frente de jardim com uma placa presa a eles onde se lê: “Grátis”. São coisas que os donos não precisam ou não querem mais. 1   Se você visse uma propaganda que dissesse “Roupas Grátis!” ou “Brinquedos Grátis!”, o que você pensaria? Você imaginaria que essas roupas ou brinquedos eram usados? Presumiria que eram feios? Se soubesse, contudo, que eles eram bonitos, novinhos em folha, coisas de valor, você correria para conseguir algum, ou você ainda ficaria pensando qual era o truque?   Em nossa sociedade poucas coisas são grátis. Nós temos que comprar comida, roupas, material escolar, provisões para a casa...

NEM TUDO É PRECONCEITO

Por que qualquer divergência que tenhamos em relação a um posicionamento hoje é visto como preconceito?   É exatamente com aqueles que se autodenominam “tolerantes” que vemos o que há de mais rígido em matéria de extremismo e de intolerância. Os mesmos que pregam a tolerância e advogam vivermos numa sociedade pluralista, são tão intolerantes quantos aqueles que acusam.     Temos visto nos últimos anos no Brasil uma tentativa de impor uma mordaça naqueles grupos que insistem em defender posições mais conservadoras, principalmente, no que se diz respeito à fé e a moral.     Ora, não precisamos ser “gênios” para perceber que sempre houve e sempre haverá divergências numa sociedade; visto que essa é uma mão de duas vias, a experiência nos prova que quando um grupo afirma o outro nega.     Tentar impedir um indivíduo de externar suas opiniões ou de exercer o seu direito de discordar, é trazer de volta para história à ditadura,...

O homem não pode salvar-se a si mesmo

 A Bíblia é categórica em afirmar que todos pecaram. 1 Não há justo nenhum sequer. 2 O homem em seu estado natural está cego. 3 perdido. 4 e morto. 5 Ele está escravizado pela carne, pelo mundo e pelo diabo. 6 O homem é concebido em pecado. 7 e não tem poder para livrar-se dele por si mesmo. 8 O pecado atingiu todo o seu ser: mente, corpo e espírito. A não ser que Deus o salve, ele perecerá eternamente. 1 Rm 3:23; 2 Rm 3:10; 3 2 Co 4:4; 4 Lc 19:10; 5 Ef 2:1; 6 Ef 2:2,3; 7 Sl 51:5; 8 Jo 8:34. Fonte:http://hernandesdiaslopes.com.br/2005/10/a-soberania-de-deus-na-salvacao/